in

Amazon vai dar início à expansão do conceito Amazon Go

Após ter finalmente inaugurado, em janeiro, a sua primeira loja Amazon Go, em Seattle, a Amazon vai dar início à expansão deste conceito totalmente automatizado e sem caixas de pagamento.

A cidade-natal da gigante do e-commerce vai receber três novas Amazon Go, elevando para quatro o número de pontos de venda. Outras três estão previstas para Los Angeles, uma das quais possivelmente em The Grove, uma área de compras ao ar livre, com mais de 180 mil metros quadrados.

A Amazon Go representa o esforço mais ambicioso da multinacional norte-americana, até ao momento, para mudar a forma como os consumidores compram nas lojas de conveniência e é parte estruturante da sua estratégia omnicanal, onde se inclui também a aquisição da Whole Foods Market e a abertura de 12 livrarias Amazon Books, em cidades como Los Angeles, Chicago e Nova Iorque.

Este conceito de loja prescinde das caixas de pagamento, o que faz com que o cliente permaneça menos tempo dentro do estabelecimento, não ultrapassando a média dos cinco minutos. Para entrar, tem de descarregar uma aplicação no seu smartphone e fazer o scan de um código QR para abrir a cancela. A partir daí, é tudo automatizado, com os sensores a monitorizarem os artigos que são retirados das prateleiras e colocados no cesto de compras. À saída da loja, o cliente recebe a fatura. Caso não esteja satisfeito com algo ou tenha havido algum erro, pressiona o botão reembolso para que esse produto seja eliminado da fatura.

Publicidade

Portugal cresce em vendas e serve de modelo para a expansão do Grupo DIA

General Mills entra na área do pet food