in

Amazon vai concentrar metade do mercado online em 2023

O comércio eletrónico continuará a crescer exponencialmente nos Estados Unidos nos próximos anos e, com isso, a presença esmagadora da Amazon. Assim o prevê um estudo elaborado pela FTI Consulting, que afirma que a empresa de Jeff Bezos dominará metade dos negócios online no mercado norte-americano em 2023.

O “boom” nas vendas pela Internet nos Estados Unidos ainda está em pleno andamento. Prova disso é o avanço de dois anos da previsão de atingir o bilião de dólares de faturação: de 2027 previsto no ano passado para 2025 contemplado neste novo estudo.

A FTI espera que o e-commerce no país passe quase os 525 mil milhões de dólares, em 2018, em comparação com os 452 mil milhões de 2017. As vendas online representaram 13,2% do comércio nos Estados Unidos, excluindo a comercialização de automóveis e combustível.

O relatório revela que a Amazon manterá a sua posição dominante no mercado online norte-americano. Em 2014, a sua quota de vendas foi de 23,1%, enquanto no ano passado disparou para 35,7%. Em 2018, representa 39,7% e estima-se que atinja 50% em 2023.

Segundo os dados da FTI, a gigante online foi responsável por aproximadamente 30% do crescimento das vendas no retalho totais – físicas e online – nos Estados Unidos da América em 2017, bem como dois terços dos negócios online. “Todos nós reconhecemos a Amazon como a retalhista online por excelência, mas o que temos notado, nos últimos anos, é que o seu alcance completo, especialmente as vendas externas, é consideravelmente maior do que se pensava“, disse o porta-voz da FTI Consulting, Khaled Haram.”O ecossistema da Amazon está a assumir a maior parte do crescimento nas vendas online nos Estados Unidos, o que está a dificultar os esforços de grandes retalhistas omnicanais de manter ou ganhar participação de mercado, sem comprometer as margens e a rentabilidade“.

Vinhos de Lisboa abrem a sua primeira loja no Mercado da Ribeira

Nestlé utilizará satélites para controlar a sua cadeia de fornecimento