in

Amazon vai comprar a PillPack

A Amazon vai comprar a pequena farmácia online PillPack, uma iniciativa que colocará o maior retalhista online do mundo em concorrência direta com redes de farmácias, distribuidores de medicamentos e gestores de benefícios farmacêuticos.

O potencial deste acordo para desorganizar os principais operadores da cadeia de abastecimento de medicamentos em todo o país provocou uma liquidação nas ações dos possíveis concorrentes, ao mesmo tempo que aumentou a cotação dos títulos da Amazon em 2,5%, indica a Reuters

A PillPack fornece medicamentos prescritos e outros serviços, um mercado crescente, uma vez que a população norte-americana está a envelhecer e requer tratamento para múltiplas condições crónicas complexas.

A Amazon está a concorrer por uma fatia do mercado de medicamentos sob prescrição, que vale mais de 450 mil milhões de dólares, de acordo com a empresa de pesquisa IQVIA. Embora a PillPack espere que as vendas excedam ligeiramente os 100 milhões de dólares este ano, a enorme base de clientes e a infraestrutura logística da Amazon podem ajudar a que esse montante seja rapidamente ultrapassado.

Através deste acordo, a empresa de Jeff Bezos pode passar a negociar diretamente com as empresas farmacêuticas, permitindo-lhes oferecer medicamentos genéricos mais baratos, inclusive aos clientes que não possuem seguro de saúde, indicam os analistas. Mas irá enfrentar uma forte concorrência por parte das insígnias farmacêuticas dominantes, como a CVS Health, a Walgreen Boots Alliance e a Walmart. 

Não obstante, Neil Saunders, managing director da GlobalData Retail, disse à Reuters que este negócio envia um sinal de alerta que o mercado do medicamento poderá ser o próximo grande terreno de batalha do retalho 

O valor da transação não foi divulgado, embora o Bloomberg adiante que possa rondar os mil milhões de dólares, citando fontes próximas do processo. 

Moda, calçado e lazer entre os produtos com maior intenção de compra no online

Carrefour e Tesco assinam aliança histórica no retalho