in

Amazon inaugura finalmente o seu conceito de supermercado automatizado

Com quase um ano de atraso face às previsões iniciais, abriu ao público o Amazon Go, o conceito de supermercado automatizado da multinacional norte-americana.

Apresentado em dezembro de 2016, e testado junto dos colaboradores da Amazon, a loja de rua localiza-se junto à sede da empresa, em Seattle. A loja possui 170 metros quadrados de superfície e está aberta das 7 às 21 horas, de segunda a sexta. O sortido inclui refeições prontas, uma seleção de saladas, sanduíches, sumos, vinho, cerveja e alguns produtos frescos, como carne. Uma pequena cozinha na loja prepara as refeições e sanduíches, sob o olhar dos clientes.

 

Loja sem caixas

A principal característica desta loja é que não tem filas, caixas ou processo de pagamento. Graças a um complexo processo de automatização, desenvolvido com recurso a tecnologias como a inteligência artificial, complementada com Câmaras, sensores e algoritmos, é possível pagar ao sair da loja com o sistema Just Walk Out.

O principal elemento de relacionamento entre o cliente e a loja é a app Amazon Go, que tem de estar instalada no dispositivo móvel. Para prescindir das caixas de pagamento, tem de ter também uma conta ativa na Amazon, à qual são associados os custos das compras.

Publicidade

Alibaba quer combater a pobreza na China através do e-commerce

Reclamações sobre SMS de valor acrescentado aumentam 635%