in

Amazon compra mais uma cadeia de base alimentar

A Amazon comprou 550 lojas na Índia, correspondentes a 49% dos supermercados More.

Esta é a quarta maior cadeia de distribuição naquele mercado. Com a China “dominada” pela Alibaba, a empresa de Jeff Bezos tem apontado baterias à Índia, que disputa com a Walmart.

A compra destes ativos configura a segunda maior operação da Amazon no retalho físico de base alimentar, depois da compra da Whole Foods. Para o negócio, avaliado em 500 milhões de euros, associou-se à empresa local de investimento de capital privado Samara Alternative Investment Fund. Assim, a Amazon assegura 49% dos supermercados e encarregar-se-á da gestão das lojas e a Samara os restantes 51%.

Os supermercados More pertencem à Aditya Birla Retail Limited, o ramo de retalho do Aditya Birla Group, uma corporação de mais de 44 milhões de dólares. A empresa entrou no mercado alimentar em 2007, para se converter no quarto maior “player” no país. Conta com 20 milhões de clientes membros do seu programa de fidelização e aposta fortemente nos frescos e  nas marcas próprias,  vendidos nos seus hipermercados e lojas de proximidade.

A Amazon entrou na Índia em 2013. As suas perspetivas são de que o negócio alimentar represente mais de metade das vendas no país dentro de cinco anos. 

Beiersdorf já escolheu novo CEO

Mercadona prossegue na expansão do seu projeto online