in

Alibaba prepara-se para roubar liderança mundial à Walmart

Em 2022, a Alibaba terá superado a Walmart como maior retalhista do mundo, segundo prognostica o Planet Retail. A Amazon será terceira e a JD.com quarta. Já o Carrefour ocupará o quinto lugar.

As razões desta mudança no ranking e do ascendente das tecnológicas sobre o retalho dito tradicional são o uso que aqueles operadores fazem da informação que possuem dos seus clientes. Em contrapartida, os outros retalhistas não são capazes de extrair todo o valor desses dados para melhorar a sua oferta de produto e serviço.

É neste âmbito que se compreende a onda de alianças entre os retalhistas mais tradicionais e as grandes tecnológicas, como a recentemente estabelecida entre o Carrefour e o Google. E tudo indica que, nos próximos meses, estas alianças se reforcem, nesta luta pela liderança do retalho online, designadamente o de base alimentar. De acordo com a McKinsey, o gasto adicional de vender bens alimentares online é de quatro a sete euros por transação, em grande parte devido aos custos de envio. 

Casal Garcia Sweet vem reforçar gama de vinhos verdes

Portugueses tencionam gastar com férias o valor mais baixo dos últimos 5 anos