in

Alibaba e Guess testam loja de moda do futuro

A retalhista de moda Guess e a Alibaba estão a testar o uso da inteligência artificial para personalizar a experiência de compra dentro de loja. 

O conceito FashionAI esteve em atividade de forma temporária em Hong Kong. Com espelhos inteligentes, que exibiam a informação dos produtos num ecrã próximo, à medida que os clientes tocavam na etiqueta RFID da peça de roupa, era também possível fazer recomendações e destacar onde os itens sugeridos poderiam ser encontrados na loja. O espelho inteligente permitia também acrescentar produtos carrinho de compras virtual ou atualizar cores e tamanhos. Os colaboradores da loja eram alertados dos pedidos e deixavam as peças selecionadas num provador.

A tecnologia RFID, sensores e chips Bluetooth eram utilizados para monitorizar o movimento dos produtos e ver os mais populares. A Guess desenvolveu este teste-piloto para avaliar de que modo a tecnologia pode melhorar a experiência do cliente na loja e tomar decisões de negócio informadas, como a seleção dos produtos, a gestão do inventário e o que vestir aos manequins colocados na montra e nos displays da loja. 

A Guess planeia expandir o conceito tecnológico testado às suas lojas. As primeiras a beneficiar serão as localizadas na China e em Hong Kong. Já a Alibaba vai usar as capacidades de recomendação desta tecnologia à nova característica de guarda-roupa virtual da app Taobao. A funcionalidade irá permitir aos shoppers ver a roupa que provaram na loja e obter recomendações de várias marcas, incluindo os produtos vendidos por outros vendedores das suas plataformas Taobao e Tmall. 

Veja aqui o vídeo:

Manhãzitos lança Manhãzitos Cereal Vita

Johnson & Johnson condenada a pagar mais de 4 mil milhões de euros a 22 mulheres