in ,

Alibaba e Ford lançam primeira vending machine de automóveis

A plataforma Tmall revelou a primeira vending machine de automóveis da China, em parceria com a Ford.

Localizado em Guangzhou, o Super Test-Drive Center oferece três dias de test-drives a potenciais compradores que queiram avaliar que modelo optar na sua próxima compra, permitindo-lhes escolher entre mais de 100 veículos. “Estamos à procura de novas maneiras de simplificar a vida aos consumidores e proporcionar-lhes a derradeira experiência de teste antes de comprar”, afirma Dean Stoneley, vice-presidente de marketing da Ford para a Ásia-Pacífico.

Este lançamento da vending machine marca o arranque da colaboração entre o Grupo Alibaba e a Ford, desde o anúncio da sua parceria em dezembro. Os parceiros planeiam usar a inteligência artificial, a computação Cloud, a Internet das Coisas e o e-commerce para “redefinir a jornada do consumidor e a experiência de utilização no sector automóvel”, acrescenta.

A Ford é o parceiro exclusivo da Tmall na primeira fase do lançamento da vending machine. Serão anunciados outros parceiros, com a Alibaba a considerar Pequim e Hangzhou como possíveis localizações na próxima fase.

Toda a experiência recorre às apps de m-commerce da Alibaba. Os utilizadores acedem à página do Super Test Drive no Tmall, pesquisam os modelos disponíveis e escolhem o momento da recolha. Também tiram uma selfie através da app, que é utilizada para confirmar a sua reserva no centro de test-drive. Estes custam a partir de 13 euros e o valor varia consoante o modelo.

A vending machine de automóveis é o último desenvolvimento no âmbito do modelo de Novo Retalho da Alibaba, que se foca nas experiências do utilizador. Segundo Gu Wanguo, diretor geral na Tmall Auto, o acesso aos serviços disponibilizados irá proporcionar um melhor entendimento das preferências do consumidor e tornar a compra de automóveis mais divertida. Os recursos analíticos e de marketing da Alibaba podem ser utilizados para ajudar as marcas e os distribuidores a melhor identificar potenciais compradores e as suas exigências. A empresa de Jack Ma pretende disponibilizar esta tecnologia a toda a indústria, para que possam construir melhores ligações com os clientes e apoiar os distribuidores, “na expectativa de que ajude a melhorar o sector automóvel como um todo”.

Walmart acusada de manipular valores do e-commerce

IKEA vai testar em Madrid a sua loja do futuro