Alibaba
Foto Shutterstock
in

Alibaba avalia entrada em bolsa de subsidiárias

Aprova a cisão da unidade de computação em cloud

O gigante de comércio eletrónico chinês Alibaba está a planear listar, separadamente, algumas das suas subsidiárias nos sectores de retalho e logística. Paralelamente, o grupo anuncia que aprovou a cisão da unidade de computação em cloud.

Num mundo cada vez mais complexo, transformamos proativamente a nossa organização para reforçar a competitividade do nosso negócio, através de uma maior independência para responder às necessidades em mudança dos diferentes clientes e captar novas oportunidades“, afirma Daniel Zhang, presidente e CEO do Alibaba Group.

Toby Xu, diretor financeiro do Alibaba Group, explica que “estabeleceram um comité de gestão de capital ao nível do conselho do Alibaba, para realizar um plano abrangente de gestão de capital para aumentar o valor para os acionistas“. Também acrescenta que estão a trabalhar para iniciar o “financiamento externo para o Alibaba International Digital Commerce Business Group, a explorar uma IPO para a Cainiao Smart Logistics Group e a finalizar a IPO da Freshippo”. Assim, o Alibaba anunciou a aprovação da execução de uma oferta pública inicial para a sua subsidiária de supermercados Freshippo e um acordo semelhante para colocar em bolsa a Cainiao Smart Logistics, a sua divisão de logística.

 

Cloud

Ao mesmo tempo, o Alibaba anuncia os planos de reestruturação com a fragmentação da sua unidade de computação em cloud, através da distribuição de um dividendo pago em ações. Decisão com as qual os acionistas não concordam, uma vez que as ações caíram 5,4% quando a notícia foi divulgada, reporta o InfoRetail.

Estamos a tomar medidas concretas para desbloquear o valor dos nossos negócios e temos o prazer de anunciar que o nosso conselho de administração aprovou uma cisão total do Cloud Intelligence Group, através de uma distribuição de dividendos em ações aos acionistas, com a intenção de que se torne numa empresa autónoma e de capital aberto“, indica Daniel Zhang.

 

Receitas inferiores às previstas

O Alibaba Group Holding reduziu as perdas, mas ficou aquém das estimativas de receita. O lucro líquido foi de 72.509 milhões de yuans (9.559 milhões de euros), no seu último ano fiscal.

As receitas do gigante chinês do comércio eletrónico ascenderam a 868.687 milhões de yuans (114.347 milhões de euros), um aumento de 2% em relação ao ano anterior. Nos últimos resultados, a empresa registou menos 37% de lucro nos primeiros nove meses.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Tesco

Presidente da Tesco demite-se após alegações de assédio sexual

PepsiCo

PepsiCo Europa nomeia Archana Jagannathan como nova diretora de sustentabilidade