in

Aldi lança sacos do lixo de plástico reciclado proveniente das suas operações

ECO

No âmbito do seu compromisso para com a sustentabilidade e com o objetivo de contribuir para a promoção da economia circular, o Aldi Portugal lança novos sacos do lixo ECO da sua marca própria Folia, no formato de 50 litros, produzidos a partir de plástico proveniente das suas operações.

Este é mais um passo do retalhista alimentar para contribuir para a mudança e para a utilização eficiente e responsável dos recursos. Produzidos por um fornecedor nacional, os novos sacos ECO contêm plástico 100% reciclado e resultam de um processo de produção que envolve a reciclagem dos filmes plásticos que protegem e envolvem a mercadoria, ao longo da atividade da empresa. Desta forma, os materiais conseguem ser reaproveitados, dando vida a um novo produto.

 

Poupança de plástico

Com este lançamento, o Aldi prevê poupar mais de 170 toneladas de plástico por ano. “Para desenvolvermos estes novos sacos do lixo ECO, transformámos os filmes de plástico utilizados na nossa logística num novo produto. Esta é mais uma boa prática Aldi para promover a economia circular”, adianta Elke Muranyi, Corporate Responsibility Director do Aldi Portugal.

Disponíveis no formato de 50 litros, os novos sacos do lixo ECO da marca própria Folia incluem o selo Compromisso Aldi “100% plástico reciclado” nas suas embalagens e já estão disponíveis em loja. Vendidos em embalagens de 15 unidades, possuem um sistema de fecho otimizado para uma melhor comodidade na sua utilização e a ausência de costura na base evita o derrame de líquidos.

Esta é mais uma das ações da insígnia com o propósito de reduzir o consumo de plástico virgem e aumentar a incorporação de plásticos reciclados em novos produtos. Em 2021, o Aldi Portugal aderiu ao Pacto Português para os Plásticos, uma iniciativa da Associação Smart Waste Portugal, que visa a promoção de uma economia circular para os plásticos em Portugal, onde estes materiais nunca se convertem em resíduos.

 

Redução do consumo de plástico

Também com o objetivo de sensibilizar os consumidores portugueses para o tema do reaproveitamento, mas, desta vez, alimentar, o Aldi lançou, no ano passado, a cerveja Bread Beer, um projeto que dá uma nova vida às sobras de pão das suas lojas e que ajuda a combater o desperdício alimentar, reforçando também a valorização dos alimentos. A Bread Beer estará novamente disponível nas lojas Aldi, a partir de dia 13 de julho.

No Aldi, continuamos a alargar a nossa gama de produtos mais sustentáveis e continuamos permanentemente à procura de alternativas mais amigas do ambiente, que permitam minimizar o impacto ambiental. Tal inclui também desenhar embalagens cada vez mais sustentáveis, aumentando, por exemplo, a reciclabilidade das mesmas, reduzir o uso de plástico e incorporar cada vez mais plástico reciclado”, acrescenta Elke Muranyi.

Para alcançar o objetivo de tornar 100% das suas embalagens de marca própria recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis, até ao final de 2025, os Grupos Aldi Nord e Aldi SÜD desenvolveram recentemente a nova Aldi International Recyclability Guideline, um documento de apoio para os seus fornecedores com informações sobre infraestruturas de triagem e reciclagem de materiais de cada país onde ambos os grupos operam. O documento inclui também informação detalhada sobre a otimização de conceção de embalagens em termos de reciclabilidade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis.

Vans

Vans abre a sua primeira loja física no Algarve

DB Schenker

DB Schenker celebra a abertura do 50.º armazém ecológico