in

Aldi e Lidl são os supermercados de crescimento mais rápido no Reino Unido

Aldi e Lidl tornaram-se os supermercados de mais rápido crescimento do Reino Unido nas últimas semanas antes do Natal, de acordo com novos dados da Kantar Worldpanel.

As vendas aumentaram 16,8% em ambos os retalhistas alemães, mas a Tesco ainda lidera, com crescimento de 3,1% nas últimas 12 semanas antes do Natal.

As vendas dos supermercados britânicos aumentaram, em valor, 3,8%, com os consumidores a gastarem quase 34 mil milhões de euros nas últimas 12 semanas antes do Natal, o que representa uma subida de 1,1 mil milhões de euros em relação ao mesmo período do ano passado.

A quota de mercado do Aldi aumentou de 6% para 6,8% nos últimos três meses do ano, enquanto o Lidl detém 5%. “De certa forma, o Natal é um momento complicado para os discounters“, afirma o analista da Kantar Worldpanel, Fraser McKevitt. “Tendem a perder uma pequena parcela de mercado em relação ao início do ano, enquanto muitos compradores retornam aos supermercados mais tradicionais em busca dos artigos favoritos. Aldi e Lidl coletivamente conseguiram atrair quase um milhão de famílias adicionais nos últimos três meses”.

Fraser McKevitt atribui o sucesso do Aldi, em parte, aos produtos alimentares e bebidas premium, com 39% das compras, incluindo pelo menos um produto da sua gama Specially Selected.

O Lidl cresceu 0,6 pontos percentuais para uma quota de 5%, ajudado pelo aumento de vendas em 22% nos lacticínios e um crescimento de 26 milhões de euros nos produtos frescos.

Os compradores estão a gastar apesar de haver menos promoções“, analisa Fraser McKevitt. “Apenas 36% dos gastos foram feitos em itens com promoção este ano – o menor nível de atividade promocional desde o Natal desde 2009“.

Publicidade

Dona da Bom Petisco vai encerrar fábrica na ilha do Pico

Cadeia de ginásios Fitness Hut vendida à Viva Gym