in

Adega do Cartaxo lança Cuco Maluco Fernão Pires

Com 9,5% de álcool posiciona-se como bebida de transição

Adega do Cartaxo Cuco Maluco

Oiça este artigo aqui:

A Adega do Cartaxo acaba de lançar uma nova marca no mercado: Cuco Maluco. Com uma imagem alegre e divertida, a nova marca engarrafa vinhos leves, com pouco álcool (9,5%), que se posicionam como “bebidas de transição”.

A marca Cuco Maluco estreia-se com um branco feito exclusivamente a partir da casta Fernão Pires. Certificado como Vinho Regional Tejo pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, o Cuco Maluco Fernão Pires branco 2024 aposta num estilo descomplicado.

Com um teor alcoólico moderado a baixo, é bastante fresco e assume aromas florais e frutados. A casta, naturalmente expressiva, oferece uma experiência vibrante e versátil, perfeita para um público jovem adulto. É um vinho ideal para ser consumido sem comida ou a acompanhar pratos leves como saladas frias, omeletes, peixe ou marisco. O uso de tampa de rosca (screw cap), uma estreia na Adega, reforça a ideia de praticidade e consumo informal.

 

Valorização das castas regionais

Este lançamento enquadra-se na estratégia da Adega do Cartaxo de reforçar a identidade regional através da valorização das castas autóctones do Tejo: Fernão Pires (uva branca) e Castelão (uva tinta).

Depois de ter apostado em vinhos como o Bridão Fernão Pires branco 2007 ou o Adega do Cartaxo Tejo Fernão Pires 2022, a empresa continua a destacar a casta Fernão Pires, agora com um perfil mais leve e jovial. Está também planeado um futuro rosé de Castelão sob a marca Cuco Maluco, dando continuidade à aposta nas duas castas rainhas da região.

Produzido no Cartaxo, terra que tem nome de pássaro, assume também ele um nome de uma ave, alegre e divertida, como o vinho que apresenta. O cuco é uma ave migratória muito comum no Ribatejo e, especificamente, na zona do Cartaxo, durante a primavera e o verão, quando vem de África para nidificar. A região tem mosaicos agrícolas, matas e zonas abertas, ambientes favoráveis ao cuco, especialmente por conter áreas com vegetação densa, onde se pode esconder e onde há abundância de aves hospedeiras (como toutinegras), nas quais ele parasita os ninhos.

O Cuco Maluco branco 2024 chega ao mercado com um preço recomendado acessível de €2,69.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Epson Monna Lisa ML-18000

Epson anuncia uma nova impressora têxtil digital com reciclagem de água incorporada

Woolite campanha

Woolite destaca fórmula exclusiva com queratina em nova campanha