in

Adega do Cartaxo lança dois novos vinhos com marca Detalhe

Branco de Chardonnay e tinto de Touriga Nacional & Cabernet Sauvignon

Adega do Cartaxo vinhos

Aos 70 anos, a Adega do Cartaxo lançou um vinho tinto para comemorar a efeméride e relançou um branco de Fernão Pires com 17 anos de idade – pouco comum no sector em Portugal e uma estreia no âmbito de adegas cooperativas.

Segundo a adega, o ano de 2023 foi uma espécie de warm up, com o lançamento da marca Detalhe, bem sucedida junto de restaurantes e garrafeiras (canal para o qual estes vinhos foram pensados). Uma nova marca, dois vinhos, um (Reserva) branco e tinto, num perfil que se destaca no portefólio da Adega do Cartaxo: mais elegante e fresco. É agora a vez de passarmos de uma dupla a um quarteto, com mais duas referências, de cariz mais internacional: um branco de Chardonnay e um tinto de Touriga Nacional & Cabernet Sauvignon, duas castas cujo casamento tem dado bons frutos.

 

Detalhe Chardonnay

De 2021, fermentado em barricas – de carvalho francês e capacidade de 225 litros – e estagiado, depois da fermentação, durante quatro meses com bâtonnage, o primeiro Detalhe Chardonnay é um branco de cor palha, aberta e límpida. No aroma, revela boa intensidade e complexidade, com notas de fruta tropical madura, manga, alperce e tília, bem harmonizadas com notas de côco e alguma baunilha. Na boca, a complexidade vem de novo à tona: é frutado, intenso e fresco; com volume e untuosidade, é texturado e harmonioso e tem um final persistente.

Ótimo para acompanhar massas e pratos de peixes gordos, grelhados ou no forno, devendo ser consumido a 12.ºC.

 

Detalhe Touriga Nacional & Cabernet Sauvignon

O Detalhe Touriga Nacional & Cabernet Sauvignon estreia-se com uma colheita fora de série, já com 7 anos de estágio. De 2017, é um tinto de cor granada límpida. No nariz, é um vinho intenso, com presença de fruta vermelha madura, compota e especiarias, com pimenta preta em destaque. No paladar, é frutado e fresco, estruturado e com muito boa persistência, fazendo sobressair as notas de pimenta preta.

Para beber a 16.ºC, à mesa pede pratos de sabor intenso e bem condimentados, em especial carnes. Um tinto cujas uvas foram sujeitas ao desengace total, esmagamento e maceração prolongada, durante cinco dias, com controlo de temperatura – a cerca de 26.ºC. Estagiou em barricas de carvalho francês, durante dez meses, e seis anos em garrafa.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Margão Express

Margão lança nova gama Express

Fish Matter B2E – CoLAB

Projeto aposta em plataforma inteligente para combater desperdício do pescado