in

AB InBev e Efes unem operações russas

A Anheuser-Busch InBev e a Anafolu Efes concordaram em fundir as suas operações na Rússia e na Ucrânia numa tentativa de fortalecer a sua posição num mercado em declínio.

Os russos estão entre os maiores consumidores de álcool do mundo, mas as vendas de cerveja, que cresceram rapidamente após 2000, com o investimento de “players” internacionais, estão em queda desde 2008, quando o Governo começou a tomar medidas para impedir o consumo de bebidas, como elevar impostos e limitar as vendas.

A AB InBev anunciou o acordo não vinculativo, sem divulgar os termos financeiros. A cervejeira possui 24% da Efes, a maior empresa do sector da Turquia, herdando-a da SABMiller, que adquiriu no ano passado.

A cervejeira com sede na Bélgica disse que a fusão 50-50 resultaria numa nova empresa chamada AB InBev-Efes, que será consolidada integralmente nas contas financeiras da Efes. A AB InBev tratará o negócio como uma participação acionária.

As ações da Anadolu Efes subiram 2% em Istambul, já que a adição da participação da AB InBev no mercado russo é de 12%, fazendo da Efes um player número dois muito mais forte, atrás do líder do mercado Carlsberg. A Efes já possui 16% do mercado.

Os analistas especularam sobre se a AB InBev manterá a participação no longo prazo. Ambos os fabricantes de cerveja terão representação igual no conselho da nova empresa, mas Tuncay Ozilhan, presidente do Grupo Anadolu e Anadolu Efes, será o presidente.

O negócio deverá estar concluído no primeiro semestre de 2018.

Walmart implementa nova tecnologia que permite aos clientes fazer o checkout a partir do telemóvel

Amazon lança nova marca própria de moda