A Padaria Portuguesa
in

A Padaria Portuguesa e a Quinta das Mélias reforçam parceria de economia circular

A Padaria Portuguesa e a Quinta das Mélias, produtor focado na agricultura biológica, situado em Alcochete, reforçam a sua parceria no âmbito da economia circular com o regresso de um produto típico da época e muito apreciado pelos clientes, a meloa biológica. O produto já se encontra disponível nas 63 lojas da marca, em copos de fruta.

O processo de economia circular inicia quando A Padaria Portuguesa entrega, mensalmente, uma tonelada de borras frescas do seu café orgânico à Quinta das Mélias. De seguida, as borras são utilizadas como fertilizante natural, permitindo o desenvolvimento e crescimento deste fruto num ambiente biológico. Em termos agrícolas, os benefícios das borras de café para os solos, após serem misturadas com outras matérias orgânicas, vão desde a melhoria da retenção da água, a potenciar a circulação de ar. As borras de café aumentam significativamente os níveis de ferro, fósforo, potássio, magnésio e cobre do solo.

Após três meses de cultivo, A Padaria Portuguesa adquire, também mensalmente, 300 quilogramas destas meloas à Quinta das Mélias, as quais são enviadas intactas para as lojas onde, diariamente, são cortadas em pedaços e servidas em copos de fruta.

Para Rita Neto, diretora de marketing e comunicação d’A Padaria Portuguesa, “esta parceria reflete o compromisso da marca para com a economia circular e o respeito pelos produtores nacionais. Com estas iniciativas, pretendemos continuar e reforçar o nosso papel ativo na construção de uma sociedade mais sustentável”.

O produto, que está disponível desde julho, respeitando a sazonalidade, junta-se à crescente lista de iniciativas d’A Padaria Portuguesa que privilegiam a economia circular,  como os cogumelos, processo onde as borras de café orgânico, ao serem juntas com palha e micélio, atuam como uma espécie de semente de cogumelo. Daqui resultam cogumelos ostra frescos, usados diariamente nas empadas, sandes e saladas. A compota de laranja é feita a partir de cascas reaproveitadas dos sumos e  a Tarte de Limão Merengada e as Areias de maçã têm na sua composição a farinha de maçã, produzida através das cascas de maçã reaproveitadas e desidratadas dos sumos naturais.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Herdade da Lisboa

Herdade da Lisboa conquista certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo

e-commerce

Vendas online estagnam com consumidores a aguardarem por época de saldos e descontos