A Court of Master Sommeliers
in

A Court of Master Sommeliers com inscrições abertas em Portugal

Para os cursos que começam em janeiro de 2022

O primeiro exame da Court teve lugar no Vintners Hall, em Londres, em 1969, mas, mais de 50 anos depois, nem 300 candidatos conseguiram o tão desejado título de Master Sommelier. Prova inegável do prestígio profissional, no que diz respeito a conhecimento de vinhos e ao seu serviço, os cursos da Court of Master Sommeliers decorriam, até agora, unicamente na Áustria, Irlanda, Grécia, Polónia e Suécia, fora o país de origem, o Reino Unido. Chegam, agora, Portugal.

A entidade britânica estabeleceu uma parceria exclusiva com a Martins Wine Advisor e a The Wine Agency para o arranque, em janeiro de 2022, dos cursos Introductory e Certified, os dois primeiros níveis que a entidade propõe, com o objectivo de alcançar sommeliers nacionais, mas também da vizinha Espanha, de Itália e do Norte de África. Os lugares são limitados a 50 alunos.

 

Master Sommeliers

Portugal conta com apenas dois Master Sommeliers – João Pires MS (2009) e Carlos Simões MS (2019) – mas um dos objetivos da expansão para Portugal é claro: poder aumentar este número. “A Court de Master Sommeliers foi criada com o objetivo de encorajar a melhoria dos padrões de serviço de bebidas em restaurantes e hotéis, pelo que é com enorme prazer e satisfação que estabelecemos uma parceria exclusiva com a Martins Wine Advisor e a The Wine Agency em Portugal”, adianta Dimitri Mesnard MS, chairman da instituição na Europa e impulsionador desta vinda para Portugal.

Desde 1969, há somente 267 pessoas no mundo que conseguiram alcançar este título. É, por isso, “um grande orgulho a Court estar presente em Portugal, permitindo, assim, a mais sommeliers portugueses iniciarem este percurso de valorização, bem como receber alguns dos MS, formadores destes cursos, em Portugal, no início de 2022. É uma grande conquista para Portugal”, adianta Ana Sofia Oliveira, da The Wine Agency.

“Em Portugal, iremos iniciar com estes dois cursos, Introductory e Certified, que são os primeiros passos para os sommeliers que quiserem obter esta certificação reconhecida no mundo inteiro (seguem o Advanced e o Diploma). De sublinhar que o título de MS, juntamente com o de Master of Wine, é uma das máximas distinções profissionais à qual se pode aspirar no mundo do vinho”, explica Cláudio Martins, da Martins Wine Advisor. As duas empresas uniram os seus esforços e contactos na área dos vinhos, para chamar para Portugal uma das formações mais desejadas do mundo do vinho.

As datas do curso em Portugal já estão marcadas: 18 a 20 de janeiro 2022, mas os interessados podem pedir mais informações através dos e-mails CourtMSPortugal@thewineagency.pt e CourtMSPortugal@martinswineadvisor.com

Vinho

Consumo de vinho cai menos que o esperado

Registered-message-E-goi

Mensagens registadas fazem empresas reduzir até 95% dos custos com comunicações