in

Dachser conquista novo certificado SQAS na Península Ibérica

A Dachser continua a liderar a gestão logística no sector químico. Desta feita, a multinacional acaba de conquistar a segunda acreditação SQAS – Safety and Quality Assessment System na Península Ibérica, que certifica o cumprimento dos mais elevados padrões de qualidade em matéria de saúde, segurança, meio ambiente e, ainda, responsabilidade social corporativa, por parte dos fabricantes e distribuidores do sector químico.

Depois de obter o primeiro certificado, em 2016, pelos serviços de transporte na filial de Barcelona Norte, uma das principais portas de entrada e saída de mercadorias do sector químico para a rede europeia da Dachser, é, agora, a vez da filial de Valência conquistar a distinção.

Ainda que, até ao momento, apenas estas duas filiais cumpram os requisitos necessários para a certificação, a Dachser prevê aumentar, a curto e médio prazo, o número de filiais acreditadas pelo certificado SQAS na Península Ibérica. “O SQAS é o termómetro que mede o nosso compromisso e exigência na solução e criação de valor para o sector químico”, explica Xavier Almenar, branch manager Valencia & Castellón. “O desafio é continuarmos a evoluir de mãos dadas com o sector químico, através da nossa solução especializada – Dachser Chem-Logistics –, que nos permite combinar os mesmos standards de qualidade e segurança na distribuição a nível europeu, fornecendo a tecnologia, os sistemas de informação e a capilaridade da distribuição convencional”, remata.

A Dachser conta, igualmente, com 197 conselheiros de segurança acreditados na gestão logística de mercadorias perigosas, distribuídos por toda a rede europeia, composta por 353 centros logísticos próprios, e que se encontram permanentemente disponíveis para prestar aconselhamento a clientes. Refira-se que a acreditação SQAS é o resultado do esforço coletivo das empresas do sector químico, representadas pela organização europeia CEFIC (European Chemical Industry Council), de dispor de um processo transparente de controlo da excelência dos seus fornecedores de serviços logísticos.

A segunda acreditação SQAS integra um dos pilares estratégicos da Dachser no que diz respeito à melhoria contínua dos seus procedimentos e serviços. A este nível, refira-se que a multinacional se encontra, atualmente, a alterar o sistema de gestão de qualidade ISO 14001:2004 para o novo ISO 14001:2015, tendo as suas próprias políticas ambientais e de qualidade. Além disso, é importante destacar que a Dachser conta, desde 2013, com uma nova metodologia para o cálculo das emissões de CO2 para a atmosfera, com base nas diretrizes da morma UNE EN ISO 14064, que permite contabilizar as emissões das filiais e as originadas pelo transporte. Desde o ano da sua implementação, os clientes interessados podem, também, conhecer o seu impacto ambiental, através do cálculo das emissões totais procedentes das expedições que realizaram no último ano.

CHEP com mudanças na liderança

Renova é a marca de grande consumo não alimentar eleita pelos portugueses