in

Lançamento torna-se em produto habitual após 7 compras

Um lançamento passa a ser um produto habitual para o consumidor após sete compras, indica um estudo da Nielsen. Contudo, vão-se perdendo compradores pelo caminho.

Entre a primeira compra e a primeira repetição, perdem-se metade dos clientes e assim sucessivamente, a cada repetição, até que as vendas estabilizam à oitava compra. É por isso que é muito importante trabalhar a experiência de consumo, alerta a consultora, que detalha que a diferença de vendas entre o lançamento que melhor se desenvolve e o pior é de 30%. 

Nesse sentido, o esforço de marketing após o lançamento é tão importante como o trabalho prévio de investigação e desenvolvimento, até porque a taxa de falhanço de um lançamento é de 80% nos casos em que os testes prévios mostravam que ainda não estava pronto. 

A Nielsen comparou os momentos pré e pós lançamento de um produto de grande consumo e outro de tecnologia e apurou que o grande consumo dedica menos de 2% do orçamento ao “acabamento” da novidade de 15% ao marketing para animar as vendas aquando do lançamento. Já o produto tecnológico dedica 13% à investigação e desenvolvimento e 2% ao marketing. 

Um menor investimento em marketing passados os primeiros 12 meses pode ter o seu impacto, já que a consultora constatou que os produtos cujas vendas caíram 10% ou mais no seu segundo exercício beneficiaram apenas de um quinto do investimento em marketing alocado no primeiro. Esta é uma das razões que explicam que apenas duas em cada 10 novidades melhorem os seus resultados face ao primeiro ano no mercado.

Nueva Pescanova aprova contas de 2017

Biedronka aposta no formato outlet