Os consumidores já não são tão fiéis às marcas como costumavam ser, apurou uma pesquisa da consultora Salmon.
O relatório “Buying Tomorrow” indica que a fidelidade às marcas já não é tão importante para os consumidores em contexto de compra, da mesma forma que o são a rapidez, inovação e conveniência. 88% dos inquiridos consideram que a rapidez de entrega é mais importante para eles do que a marca (78%).
Hábitos de compras
As novas tecnologias estão também a mudar os hábitos de compra dos consumidores, com 45% a recorrer atualmente ou prever usar nos próximos 12 meses assistentes digitais como o Alexa da Amazon ou o Google Home. 57% dos entrevistados veem benefícios na tecnologia que automaticamente permite a compra de produtos com base nas suas preferências.
O estudo indica ainda que 60% dos “shoppers” consideram que se um retalhista for inovador do ponto de vista digital tenderão a comprar mais. Contudo, a Salmon salienta que o retalho está a falhar na entrega de experiências digitais e inovadoras para os clientes, uma vez que 57% acredita que as tecnologias, apps e serviços que usam no seu dia-a-dia são mais sofisticados do que os fornecidos pelos retalhistas.



