in

Jorge de Melo assume liderança da Sovena

Jorge de Melo assume funções como CEO da Sovena, empresa do Grupo Nutrinveste, líder mundial do sector do azeite. O até aqui vice-presidente do Conselho de Administração está, desde 2006, na empresa e sucede a António Simões.

Jorge de Melo é formado em gestão pela Universidade Católica, tendo frequentado diversas pós-graduações nesta área. Com um currículo ligado à consultoria e gestão de empresas, na área do grande consumo, em Portugal e nos Estados Unidos da América, Jorge de Melo assume a liderança da Sovena depois de 12 anos a trabalhar de perto com o antigo CEO da empresa. “Nos últimos anos, a Sovena viveu momentos decisivos que marcaram o que é o atual rumo da empresa. Para o sucesso que se vive atualmente foram fundamentais duas opções estratégicas: a coragem de apostar no sector do azeite e o forte investimento em inovação. Hoje, a Sovena controla toda a cadeia de produção de azeite, uma escolha da qual resultou a recuperação do olival, o que contribuiu de forma decisiva para alargar a missão da Sovena: levar o azeite a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo. A aposta na inovação foi músculo que se revelou fundamental para o crescimento sustentado da empresa,” sustenta Jorge de Melo, novo CEO da Sovena. “Com o crescimento da empresa surgem novos desafios que irei enfrentar com toda convicção que me tem motivado até aqui. O meu compromisso com a Sovena passa por levar o azeite mais longe e imprimir uma nova dinâmica a esta atividade.”

Recorde-se que a Sovena é uma multinacional de origem portuguesa que detém, entre outras, as marcas Oliveira da Serra e Fula em Portugal, Andorinha no Brasil, Soleada e Fontoliva em Espanha e Olivari nos Estados Unidos da América e noutros países europeus, africanos e asiáticos. Assumindo-se como a maior empresa mundial no sector do azeite, registou, em 2017, um volume de vendas superior a 200 mil toneladas de azeite e uma faturação de 1,5 mil milhões de euros. A componente internacional representa sensivelmente 80% do negócio.

Apesar da categoria do azeite ser o enfoque estratégico da companhia, as atividades da Sovena abrangem outras áreas de atuação, a partir das quais alcança importantes sinergias e complementaridades: produção e embalamento de óleos vegetais, biodiesel, preparação e embalamento de azeitona de mesa e exploração de olival.

Presente, fisicamente, em sete países – Portugal, Espanha, Estados Unidos da América, Brasil, Tunísia, Marrocos e China – e com exportação para mais de 70, o grupo dá emprego, em todo o mundo, a mais de 1.300 colaboradores.

Atualmente, o Grupo Sovena, através da sua participada Elaia e em parceria com a Atitlan, detém o maior olival de Portugal e um dos maiores do mundo com cerca de 14 mil hectares distribuídos entre Portugal, Espanha e Marrocos. Este projeto teve início em 2007 e faz parte da ambiciosa estratégia da empresa que, por um lado, pretende integrar toda a cadeia de valor e, por outro, modernizar o olival português.

Ervideira lança 9.ª colheita do Invisível no mercado

Esporão adquire a marca de cerveja artesanal Sovina