Carla Esteves é a nova diretora-geral da Unimark, sucedendo a João Vieira Lopes. A nova responsável assumiu funções a 15 de setembro de 2026, após 15 anos de ligação à organização, onde desempenhou diferentes funções e acompanhou de perto a evolução e os principais projetos da cooperativa.
Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e com mais de três décadas de experiência profissional, Carla Esteves chega à direção-geral com um profundo conhecimento da Unimark, dos seus associados e do setor dos produtos de grande consumo.
A continuidade do trabalho desenvolvido, o reforço da cooperação entre os Associados e a identificação de novas oportunidades de crescimento e criação de valor estarão entre as prioridades da nova responsável máxima pela organização.
“É com enorme orgulho, entusiasmo e sentido de responsabilidade que assumo a direção-geral da Unimark. Foram 15 anos de um percurso muito enriquecedor, durante os quais tive a oportunidade de acompanhar a evolução da organização, trabalhar de perto com os nossos associados e participar em projetos importantes para o seu desenvolvimento”, afirma Carla Esteves.
A nova diretora-geral acrescenta que pretende conjugar a continuidade com uma atenção permanente às novas oportunidades. “Assumo esta nova responsabilidade com a vontade de dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e, simultaneamente, de procurar novas oportunidades que permitam reforçar a Unimark e criar ainda mais valor para os nossos associados. Este será um caminho construído em equipa, porque acredito que o crescimento e a evolução da Unimark dependem, em grande medida, do contributo, do compromisso e da competência de todos os que dela fazem parte.”
Percurso
Carla Esteves está ligada à Unimark desde 2011, tendo desempenhado diferentes funções e assumido responsabilidades crescentes ao longo do seu percurso na organização.
Em 2017, esteve envolvida na constituição da Sociedade Aqui é Fresco, tendo posteriormente assumido funções de diretora executiva.
Este percurso permitiu-lhe acompanhar de perto a realidade dos associados, os desafios do setor e a evolução da atividade da Unimark, experiência que passa agora a aplicar na liderança da organização.
Para Carla Esteves, a proximidade com os associados será, assim, determinante nesta nova etapa do seu percurso profissional: “A força da Unimark está na capacidade de trabalharmos em conjunto. Queremos continuar próximos dos nossos associados, compreender os desafios que enfrentam e encontrar soluções que contribuam para a sua competitividade e para o crescimento sustentável da organização.”
A sucessora de João Vieira Lopes
A nomeação de Carla Esteves marca também a saída de João Vieira Lopes da direção-geral da Unimark, após de um período de 20 anos de liderança à frente da organização.
“Foi um privilégio ser diretor-geral da Unimark e contribuir para o seu desenvolvimento. A organização tem hoje uma base sólida e uma equipa com grande experiência e conhecimento do setor”, afirma João Vieira Lopes.
Sobre a sua sucessora, destaca o conhecimento que Carla Esteves acumulou ao longo dos anos, quer como diretora executiva, quer na gestão da rede Aqui é Fresco.
“A Carla conhece profundamente a Unimark, os seus associados e a realidade do nosso negócio. Ao longo dos anos teve um papel importante no desenvolvimento de vários projetos e acompanhou de perto a evolução da organização.”
João Vieira Lopes acrescenta, ainda, que “estou confiante que a Carla será um elemento dinamizador da Central e saberá não só aproveitar as oportunidades que temos pela frente, assim como encontrar novos caminhos que a evolução do setor necessite.”
O Conselho de Administração da Unimark, por sua vez, agradece a João Vieira Lopes “o trabalho desenvolvido à frente da organização e deseja a Carla Esteves os maiores sucessos no desempenho das suas novas funções”.









