O Lidl Portugal atingiu a meta de certificação de chá definida no âmbito da parceria com a WWF (World Wide Fund for Nature). Atualmente, 100% do chá preto, verde e rooibos de marca própria comercializado pelo retalhista é certificado pelos padrões Rainforest Alliance, Fairtrade ou de Agricultura Biológica da União Europeia.
Este marco destaca a determinação contínua do Lidl em seguir o seu rumo à sustentabilidade. A parceria internacional entre o Lidl e a WWF, lançada em 2024, vai além da simples definição de metas. As duas organizações colaboram estreitamente a nível prático para reduzir o impacto ambiental, realizando avaliações conjuntas de risco na cadeia de abastecimento, estabelecendo critérios de sustentabilidade vinculativos para os fornecedores e implementando processos de monitorização.
Abastecimento responsável
Um dos principais focos da colaboração é abordar os desafios específicos associados à produção global de chá. Para combater estes problemas, o Lidl e a WWF priorizam métodos de cultivo sustentáveis através de certificações reconhecidas globalmente.
Estes padrões ajudam a impor a redução de químicos, promovem a conservação do solo e protegem os ecossistemas naturais circundantes. Igualmente importante, estas certificações exigem ambientes de trabalho mais seguros e defendem salários mais justos e melhores condições de vida para os agricultores de chá e as suas famílias.
“Juntamente com a WWF, conseguimos aprofundar ainda mais os nossos padrões de compra. Queremos oferecer aos nossos clientes uma seleção que não seja apenas convincente em termos de qualidade, mas que também seja produzida de forma responsável“, afirma Pedro Franco, Head of Quality and Sustainability do Lidl Portugal.
Facilitar compras conscientes
Ao reforçar a disponibilidade de chá certificado, o Lidl facilita as compras conscientes para os seus clientes, que podem confiar no facto de a escolha de produtos certificados contribuir diretamente para a proteção ambiental e para condições de trabalho mais justas.
Embora esta conquista represente um marco importante, a abordagem aos riscos ecológicos profundamente enraizados e ligados à produção global de chá exigirá que mais intervenientes de todo o setor sigam o mesmo caminho. O Lidl e a WWF incentivam a indústria em geral a juntar-se a este esforço, definindo e cumprindo as suas próprias metas ambiciosas de sustentabilidade.















