Bolachas Oreo empilhadas sobre uma superfície de madeira, com uma bolacha partida a revelar o recheio de creme Foto Shutterstock

Mondelēz atinge meta de redução de plástico virgem na Europa

A Mondelēz International anunciou ter atingido na Europa a sua meta global de incorporação de 5% de plástico reciclado nas embalagens, face a 2020. Além disso, prevê uma redução anual de cerca de mil toneladas de plástico virgem já em 2025, no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade.

Em comunicado, a multinacional refere que concluiu a transição de tabuleiros rígidos de plástico para soluções com cerca de 80% de plástico reciclado (rPET) em várias marcas europeias. Esta medida permitiu reduzir significativamente o consumo de matéria-prima virgem.

“Estamos muito orgulhosos por atingir estas metas, enquanto continuamos a acelerar o nosso percurso rumo a embalagens sustentáveis na Europa”, afirma Catherine Burgeat, sustainability senior director Europe da Mondelēz International. “Substituir tabuleiros de plástico PET por rPET é um passo importante para reduzir a utilização de plástico virgem e contribuir para uma economia de embalagens mais circular.”

Promover a inovação

Adicionalmente, a Mondelēz está a promover a inovação através de tecnologias complementares de reciclagem em toda a Europa. A reciclagem mecânica, que envolve a recolha, limpeza e reprocessamento de plásticos usados, permitiu incorporar, em 2025, cerca de mil toneladas de rPET em tabuleiros utilizados em chocolates e bolachas. Entre os produtos abrangidos estão pralinés de marcas como Milka, Marabou, Mirabelle e Suchard, bem como bolachas Milka Choco Wafer, Chips Ahoy e Oreo.

Os pralinés Milka estão já na linha da frente desta transição. Agora, utilizam tabuleiros com cerca de 80% de rPET e eliminam a coloração do plástico, para melhorar ainda mais a reciclabilidade. A alteração será em breve alargada a outras marcas. Esta iniciativa abrange vários mercados europeus, incluindo Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Áustria e Suíça.

Paralelamente, a empresa está a expandir o recurso à reciclagem química. Este processo decompõe o plástico em componentes moleculares reutilizáveis, permitindo a sua aplicação em embalagens de contacto alimentar.

A Mondelēz tem estado entre as primeiras empresas a adotar esta tecnologia na Europa. O Cadbury Dairy Milk, no Reino Unido, a introduziu cerca de 30% de conteúdo reciclado quimicamente, em 2022. Seguiu-se o Kvikk Lunsj nos países nórdicos, em 2024. Em 2025, foi também implementada uma adoção mais alargada de cerca de 80% de plástico reciclado nas embalagens de tabletes Cadbury.

Projetos-piloto de circularidade

Para além de reduzir a utilização de plástico virgem, a Mondelēz continua a investir em projetos-piloto que promovem a circularidade das embalagens de plástico na Alemanha, Bélgica, países nórdicos e Reino Unido.

Através de uma iniciativa-piloto na Alemanha com embalagens de Philadelphia, a empresa está a contribuir para melhorar a recolha e reciclagem deste tipo de embalagem. Alicerça-se numa parceria com a HolyGrail 2030, uma iniciativa da indústria liderada pela AIM (European Brands Association). Com a utilização de marcas de água digitais, o objetivo é melhorar a precisão da triagem dos resíduos. No futuro, procurará também desbloquear novas fontes de plástico reciclado adequado para contacto alimentar.

“A inovação nas tecnologias de reciclagem, tanto mecânica como química, é essencial para aumentar a disponibilidade de plástico reciclado apto para contacto alimentar”, afirma Richard Akkermans, packaging sustainability manager Europe da Mondelēz International. “Ao trabalharmos em estreita colaboração com fornecedores e parceiros da cadeia de valor, estamos a transformar a ambição de sustentabilidade em ações concretas.”

Cartaz da conferência Grande Consumo: “Consumo na Era da Imprevisibilidade”, 4 de novembro de 2026, Taguspark, Oeiras
Cartaz da conferência Grande Consumo: “Consumo na Era da Imprevisibilidade”, 4 de novembro de 2026, Taguspark, Oeiras
Siga-nos em sidebar-1