As gamas exclusivas da Marks & Spencer garantiram-lhe o primeiro lugar como o retalhista mais confiável do Reino Unido em 2025, mesmo após um ciberataque que afetou temporariamente o serviço*.
A dificuldade em encontrar alternativas durante a interrupção reforçou a perceção de que os seus produtos são difíceis de substituir. Ao restaurar o serviço e oferecer descontos, a Marks & Spencer reforçou a sua fiabilidade e proposta de valor. Para manter a liderança, a Marks & Spencer deverá continuar a investir na resiliência cibernética, assegurando ao mesmo tempo que a comunicação da qualidade e do valor dos seus produtos permaneça uma prioridade, de acordo com a GlobalData.
John Lewis & Partners, Tesco, Amazon e Sainsbury’s completam o top cinco dos retalhistas mais confiáveis*. Quatro destes cinco retalhistas são britânicos, mostrando que marcas nacionais com história beneficiam da familiaridade e da perceção de responsabilidade perante os consumidores do Reino Unido.
Aliyah Siddika, analista associada de retalho na GlobalData, comenta: “A liderança estreita da Marks & Spencer em termos de confiança do consumidor face à John Lewis & Partners não é garantida para 2026. A John Lewis & Partners dispõe da infraestrutura necessária para comunicar de forma mais clara a sua mensagem de qualidade e relação preço-qualidade, através do seu renovado compromisso ‘Never Knowingly Undersold’, o que poderá ajudá-la a ultrapassar a Marks & Spencer no futuro. É notável que a John Lewis ocupe o segundo lugar apesar de ter uma rede de lojas mais reduzida, o que indica a força da sua proposta e o potencial para ganhar ainda mais dinâmica. A Marks & Spencer deve continuar a focar-se na segurança e na promoção das suas gamas próprias de qualidade para manter a confiança dos consumidores”.
A qualidade consistente e a relação clara preço-qualidade são os principais fatores que sustentam a confiança do consumidor, com 84% e 81% dos consumidores, respetivamente, a citarem estes elementos como os principais motores de confiança nos retalhistas*.
Siddika conclui: “os retalhistas mais confiáveis do Reino Unido são aqueles que traduzem a qualidade e o valor em sinais claros para os clientes. Os retalhistas devem oferecer gamas próprias distintivas e de alta qualidade, que pareçam genuinamente difíceis de substituir. Os consumidores respondem também a sinais credíveis de valor, como a gama Tesco Finest, que, em conjunto com os Clubcard Prices, facilita a perceção do equilíbrio entre qualidade e preço diretamente na prateleira”.
* Dados do GlobalData’s November 2025 monthly survey, que entrevistou 2.000 consumidores no Reino Unido.



