compras online
in

Europeus divididos nas compras online: participação varia entre 22% e 91% nas regiões da UE

Oiça este artigo aqui:

A utilização do comércio eletrónico continua a crescer na União Europeia, mas de forma muito desigual entre regiões. Dados recentes do Eurostat revelam que, em 2024, a percentagem de pessoas entre os 16 e os 74 anos que comprou bens ou serviços pela internet nos três meses anteriores ao inquérito oscilou entre apenas 21,7% e uns expressivos 91,5%, dependendo da região analisada.

Das 23 regiões europeias de nível NUTS 2 onde pelo menos 80% da população efetuou compras online, metade localiza-se na Holanda. Todas as 12 regiões holandesas ultrapassaram esta fasquia, refletindo a forte maturidade digital do país.

O destaque absoluto vai para Utrecht, que registou a maior taxa de compras online de toda a UE (91,5%). Logo a seguir surge Flevoland (89,5%), demonstrando a consistência do comportamento digital dos consumidores holandeses. Fora dos Países Baixos, destacam-se ainda todas as regiões da Irlanda, quatro regiões da Dinamarca e três regiões suecas. A região checa da capital, Praga, completa o grupo dos territórios mais digitalmente avançados.

Metade da Europa continua distante das compras digitais

No extremo oposto, 21 regiões apresentaram valores inferiores a 40%, sobretudo localizadas no leste e no sul da Europa. A Roménia (6 regiões), a Bulgária (5) e o sul de Itália (6) representam a maioria destes territórios com fraca adesão ao comércio eletrónico.

O retrato é ainda agravado pela presença de três regiões ultraperiféricas francesas e por uma região autónoma portuguesa neste grupo de baixa utilização.

A região búlgara de Yugoiztochen ocupa o último lugar no ranking, com apenas 21,7% da população a realizar compras online. Outras duas regiões também ficaram abaixo dos 25%: Guadalupe (24,2%), no Caribe francês, e Severozapaden, no noroeste da Bulgária (24,9%).

Europa digital a várias velocidades

Os dados confirmam que a transição digital no consumo europeu está longe de ser homogénea. Enquanto países do norte e do centro da Europa apresentam níveis de adoção praticamente universais, grande parte do sul e do leste continua a enfrentar desafios estruturais – desde a literacia digital à infraestrutura tecnológica, passando pela confiança no comércio online.

Siga-nos no:

Google News logo

JYSK nova loja

JYSK abre a 34.ª loja em Felgueiras

UE agroalimentar

UE regista recuperação do comércio agroalimentar em setembro, mas saldo anual mantém-se abaixo de 2024