Oiça este artigo aqui:
A Amazon apresentou o novo programa FBM Ship+ nas cinco principais plataformas europeias — França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido —, oferecendo aos vendedores que enviam diretamente (modelo Fulfilled by Merchant, FBM) uma alternativa para oferecer aos clientes entregas mais rápidas e melhoradas, sem recorrer aos armazéns da própria Amazon.
O programa FBM Ship+ permite aos vendedores registados comprar etiquetas de envio através de transportadoras associadas à Amazon, cumprir prazos de expedição em um dia útil e ver os seus produtos com datas de entrega mais rápidas e visíveis na plataforma. Em simultâneo, recebem reembolsos ou incentivos se cumprirem os indicadores de desempenho.
A medida surge como resposta à crítica histórica de que o modelo FBM não permitia as mesmas garantias de velocidade e fiabilidade da modalidade Fulfilled by Amazon (FBA), algo que muitas vezes penalizava vendedores que detêm ou controlam as suas próprias cadeias logísticas.
Desafios operacionais
Contudo, a adesão ao FBM Ship+ exige que os vendedores cumpram condições estritas, como expedir etiquetas próprias com a Amazon Buy Shipping, garantir que a encomenda é entregue ao transportador no prazo máximo de um dia útil e que este efetue o scan inicial no prazo exigido. O incumprimento implica não só perda de incentivos como risco de penalização de métricas de entrega tardia.




