Henkel vendas
in

Henkel alcança 5,1 mil milhões de euros em vendas no terceiro trimestre

Crescimento orgânico impulsionado por Adhesive Technologies

Oiça este artigo aqui:

A Henkel reportou um desempenho financeiro estável no terceiro trimestre de 2025, com crescimento orgânico positivo apesar de um ambiente económico global ainda desafiante. As vendas do grupo totalizaram 5,1 mil milhões de euros, refletindo um crescimento orgânico de 1,4%, sustentado por um aumento de volumes e estabilidade nos preços.

Os efeitos das aquisições/alienações tiveram um impacto negativo de -2,9% no desenvolvimento das vendas. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -4,8%.

Nos primeiros nove meses de 2025, as vendas consolidadas atingiram 15,5 mil milhões de euros, uma redução nominal de -4,6%, mas com crescimento orgânico de 0,4%, impulsionado por uma evolução positiva dos preços (0.9%). Em contrapartida, a evolução do volume a nível do Grupo registou um ligeiro declínio (-0.4%)

Como esperado, o impulso das vendas continuou a acelerar no terceiro trimestre. Embora o principal impulsionador tenha sido a unidade de negócios Adhesive Technologies, a unidade de negócios Consumer Brands também registou um crescimento orgânico positivo nas vendas. De uma perspetiva regional, o bom desenvolvimento das vendas na América do Norte – para o qual ambas as unidades de negócios contribuíram com um crescimento positivo nas vendas – é particularmente digno de nota. Isso demonstra a eficácia das nossas medidas”, afirmou Carsten Knobel, CEO da Henkel.

 

Crescimento liderado por Adhesive Technologies

A unidade Adhesive Technologies foi o principal motor de crescimento, com um aumento orgânico das vendas de 2,5%, apoiado nas áreas Mobility & Electronics (+5,9%) e Craftsmen, Construction & Professional (+2,2%). A unidade atingiu 2.708 milhões de euros em vendas no terceiro trimestre, apesar de um impacto negativo das taxas de câmbio de -4,9%. As aquisições/alienações também tiveram um impacto negativo de -0,9%.

A área Packaging & Consumer Goods registou uma ligeira queda orgânica (-1,1%). O negócio Packaging registou um declínio nas vendas. Em contrapartida, o negócio Consumer Goods registou um crescimento positivo.

De uma perspetiva regional, a unidade de negócios Adhesive Technologies registou um ligeiro declínio no crescimento orgânico das vendas na Europa no terceiro trimestre. Em contrapartida, a região da América do Norte registou um bom crescimento orgânico das vendas, impulsionado pelas áreas de negócios Mobility & Electronics e Craftsmen, Construction & Professional. O crescimento mais forte veio das regiões IMEA (crescimento orgânico de dois dígitos) e Ásia-Pacífico, impulsionado por um aumento de dois dígitos nas vendas do negócio de Eletronics na China.

 

Consumer Brands consegue ligeiro crescimento

A unidade Consumer Brands apresentou um crescimento orgânico de 0,4%, impulsionado por um componente de volume positivo. No entanto, a evolução dos preços foi ligeiramente negativa. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -4,8%. As vendas totais da unidade foram de 2,4 mil milhões de euros, uma redução nominal de -9,5% em relação ao trimestre do ano anterior, influenciada negativamente por efeitos cambiais (-4,8%) e alienações de negócios (-5,0%).

A área de negócios Hair alcançou um crescimento orgânico muito forte nas vendas, de 4,4%, impulsionada por produtos de Hair Styling e Colorants, bem como pelo segmento Professional. Já a área Laundry & Home Care caiu -1,5%, em parte devido a um ambiente de mercado desafiante. A área de negócios Other Consumer Businesses registou um declínio nas vendas orgânicas de -3,2%, principalmente como resultado do desenvolvimento negativo nos negócios de Body Care nas regiões da América do Norte e Europa.

Regionalmente, a unidade de negócios Consumer Brands registou um declínio no crescimento orgânico das vendas na região da Europa no terceiro trimestre, enquanto as restantes regiões – América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico – geraram um bom crescimento orgânico das vendas.

 

Perspetivas para 2025

A previsão para o ano inteiro de 2025 permanece inalterada, embora com a incerteza e os desafios nos mercados globais. Continuamos a esperar que tanto a margem EBIT ajustada como o crescimento do EPS ajustado a taxas de câmbio constantes se situem dentro dos nossos intervalos de previsão atuais. No entanto, caso o ambiente económico global não melhore significativamente até ao final do ano, o crescimento orgânico das vendas do Grupo deverá situar-se no limite inferior do nosso intervalo de previsão atual de 1% a 2%“, comentou Carsten Knobel.

Para a unidade de negócios Adhesive Technologies, espera um crescimento entre 2,0% e 3,0% e, para a Consumer Brands, prevê um aumento das vendas entre 0,5% e 1,5%. O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT ajustada) ao nível do Grupo deverá situar-se entre 14,5% e 15,5%

A empresa prevê ainda despesas de reestruturação entre 150 e 200 milhões de euros e investimentos entre 650 e 750 milhões de euros em ativos tangíveis e intangíveis.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

produtos do mar

União Europeia reforça regras comuns para a pesca no Mediterrâneo e no Mar Negro

Auchan Retail livro Heróis Saudáveis contra o Desperdício

Auchan lança livro solidário “Heróis Saudáveis contra o Desperdício”