Oiça este artigo aqui:
Para assinalar o Dia Mundial do Cozinheiro, que se celebra a 20 de outubro, a Eurest homenageia todos os profissionais que diariamente inovam na cozinha e promovem uma alimentação mais sustentável. A empresa apresentou o 4.º volume do livro “Grandes Sabores Sem Desperdício”, uma edição que reúne receitas e dicas práticas para o aproveitamento integral dos alimentos e que está disponível gratuitamente para download.
A nova publicação resulta do concurso anual “Eurest Chef – Stop Food Waste”, que desafia colaboradores de todo o país a criarem receitas sustentáveis, utilizando partes dos alimentos habitualmente desperdiçadas ou reaproveitando sobras. Este ano, das 51 receitas apresentadas, 12 chegaram à final do evento Eurest Chef 2025 – Stop Food Waste, onde os finalistas cozinharam para um painel de jurados. A receita vencedora foi o Pudim de Peixe, criada pelo Chef Filipe Magalhães.
Sabor, criatividade e compromisso ambiental
O livro “Grandes Sabores Sem Desperdício – Volume IV” reúne receitas nutritivas, criativas e acessíveis, pensadas para quem procura uma alimentação mais consciente, sem abdicar do prazer de cozinhar. Mais do que um conjunto de receitas, a obra representa o compromisso da Eurest com a sustentabilidade e com o movimento global Stop Food Waste, promovido pelo Compass Group, que visa reduzir o desperdício alimentar em 50% até 2030 e atingir a neutralidade carbónica até 2050, no âmbito da estratégia Planet Promise.
Um tributo ao papel dos chefs na sustentabilidade
Para Henrique Leite, diretor-geral da Eurest Portugal, esta edição é “um reconhecimento do talento, criatividade e dedicação dos nossos chefs e equipas de cozinha, verdadeiros embaixadores da sustentabilidade e inovação na restauração”. O responsável sublinha ainda que “ao reduzirmos o desperdício alimentar, cuidamos do planeta e mostramos que é possível inovar e criar valor de forma responsável”.
Com mais de meio século de atividade em Portugal, a Eurest reforça assim o seu papel de liderança na alimentação sustentável, transformando desafios ambientais em oportunidades de inovação. “Juntos, podemos transformar o desperdício alimentar numa oportunidade, promovendo uma alimentação equilibrada e sustentável para todos”, conclui Henrique Leite.
Siga-nos no: