A Abegoaria dos Frades, produtor localizado na margem esquerda do Guadiana, acaba de lançar dois novos vinhos – o DOC Alentejo Rosé 2024 e o DOC Alentejo Branco 2024. Com assinatura do enólogo António Braga, juntam-se ao DOC Alentejo Moreto 2022.
O CEO do Grupo Abegoaria, Manuel Bio, afirma, a propósito, que estas duas novas referências representam mais um passo na consolidação da gama, tornando-a mais versátil e preparada para responder às exigências e tendências do mercado da restauração e da hotelaria.
São vinhos que, de acordo com o produtor, significam autenticidade, frescura e elegância, refletindo o espírito da marca e a sua aposta na diferenciação, uma aposta alinhada com uma estratégica de proximidade ao consumidor e, neste caso particular, foco no canal Horeca.
Assim, o Abegoaria dos Frades DOC Alentejo 2024 resulta de um blend de Aragonês, Moreto e Syrah, sem passagem por madeira e com estágio de seis meses sobre borras finas, com bâtonnage ocasional. É apresentado como o resultado da “fusão entre a herança vitivinícola da região e uma visão contemporânea, que valoriza a frescura, a precisão técnica e o respeito pelo terroir”.
Já o Branco 2024, foi produzido exclusivamente a partir da casta Arinto, com cerca de 10% do lote a passar por barrica usada, o que, de acordo com o enólogo, lhe conferiu subtileza e estrutura sem comprometer a vivacidade natural da casta. É descrito como refletindo o Alentejo moderno, com rigor técnico e uma enologia de precisão.
Estes dois vinhos completam um trio que inclui, ainda, o Moreto 2022, um tinto feito a partir de uma casta tradicional, a mais emblemática da margem esquerda do Guadiana, caracterizada pela sua capacidade de resistência.