Oiça este artigo aqui:
A Sonae anunciou a nomeação de Minette Bellingan como nova Chief Executive Officer (CEO) da Worten, sucedendo a Miguel Mota Freitas, que após uma carreira de 37 anos no grupo encerra um ciclo e transita para novas funções na Fundação Belmiro de Azevedo e em projetos institucionais da Sonae.
A mudança marca o início de uma nova fase de crescimento e transformação digital para a Worten, empresa que, sob a liderança de Mota Freitas, se afirmou como o principal retalhista omnicanal em Portugal, reforçando a sua presença no mercado e consolidando um modelo de negócio assente na proximidade ao cliente e na criação de valor sustentável.
“O Miguel Mota Freitas preparou a Worten para entrar num novo ciclo de crescimento e entendemos que este era o momento certo para uma renovação”, refere Cláudia Azevedo, CEO da Sonae. “A Minette reúne experiência global em mercados de referência com foco digital, que consideramos ser chave para levar a Worten a vencer no futuro”.
Uma líder global com experiência no retalho e no digital
De nacionalidade britânica, Minette Bellingan traz consigo uma carreira internacional sólida em empresas de referência nos setores do retalho e da tecnologia. Até à sua nomeação, exercia funções de Chief Operating Officer (COO) da C&A Europe. Antes disso, trabalhou na Amazon, onde foi responsável pelo lançamento da operação na China e liderou operações globais de sourcing e marcas próprias. A sua trajetória inclui ainda a posição de CEO da divisão de marcas próprias da Coupang, na Coreia do Sul.
A Sonae destaca que a escolha de Minette Bellingan resulta de uma procura por um perfil com forte experiência internacional, conhecimento profundo do ecossistema digital e capacidade de transformação operacional — características que a empresa considera essenciais para impulsionar a próxima etapa de desenvolvimento da Worten.
“Identifico-me com os valores do Grupo Sonae e é uma honra integrar a Worten neste momento tão relevante da sua história”, afirma Minette Bellingan. “Estou muito entusiasmada por trabalhar com uma equipa talentosa e construir sobre um legado de grande valor, com confiança no potencial da Worten para ser ainda mais inovadora, digital e próxima dos clientes”.
Um legado sólido
Com mais de 37 anos de carreira na Sonae, Miguel Mota Freitas deixa a liderança da Worten com um legado de crescimento, inovação e consolidação de mercado. Sob a sua direção, a empresa aprofundou a transformação digital, diversificou a proposta de valor e fortaleceu a cultura organizacional.
“Tenho um enorme orgulho no meu percurso na Sonae e, em particular, na Worten, onde criámos uma equipa excecional responsável por várias conquistas que nos conduziram à atual liderança de mercado. A mudança é essencial para o crescimento, por isso encaro esta transição com otimismo e confiança no futuro”, declarou Mota Freitas.
O gestor manter-se-á ligado ao grupo, colaborando com a Fundação Belmiro de Azevedo e representando a Sonae em projetos culturais e educacionais.
Siga-nos no: