Oiça este artigo aqui:
A Sociedade Ponto Verde (SPV) estreou esta quarta-feira, 1 de outubro, a sua primeira grande campanha nacional de comunicação sob a nova marca Ponto Verde, criada no âmbito do rebranding da organização.
Com o mote “Estamos a chegar ao ponto”, a iniciativa multimeios decorre até novembro e pretende mobilizar os cidadãos para a correta separação de embalagens, num momento em que sete em cada dez portugueses já reciclam, mas apenas um o faz de forma correta.
Campanha multimeios e criativa
A campanha, desenvolvida pela Fuel (criatividade), Grumpy Panda (produção), Arena Media (planeamento de meios) e LPM (comunicação e redes sociais), aposta num registo divertido e inspiracional para captar a atenção do público e incentivar a mudança de comportamentos sem apontar o dedo.
Os filmes publicitários mostram situações quotidianas, revelando erros comuns na separação de embalagens, mas transformando-os em oportunidades de aprendizagem. O conceito criativo parte da dissonância entre frases de celebração — como “somos orgulhosamente mais ou menos” ou “estamos quase a chegar ao ponto” — e o tom entusiástico com que são ditas, para sublinhar que o país ainda não atingiu as metas ideais, mas está no caminho certo.
“Queremos liderar um movimento agregador e coletivo que une cidadãos de norte a sul do país e ilhas, de todas as gerações. Reciclar corretamente é um sinal de compromisso com o país e com o planeta”, sublinha Ricardo Sacoto Lagoa, diretor de marketing, sensibilização e comunicação da SPV.
Já Andreia Ribeiro, diretora criativa da Fuel, explica que “Separamos Juntos é uma forma de mostrar um caminho coletivo para o futuro. Apesar dos avanços, ainda não chegámos ao ponto ideal e é precisamente neste ‘quase’ que encontrámos a tensão criativa perfeita para dar vida à campanha”.
Rostos conhecidos e presença nacional
Para amplificar o impacto da campanha, a Ponto Verde conta com a participação de Ana Galvão, Nuno Markl, Filipa Gomes e Frederico Morais, bem como de vários criadores de conteúdo digital, permitindo chegar a diferentes públicos.
A campanha está presente em TV, rádio, imprensa generalista e especializada, digital e outdoor, com destaque para mupis, grandes formatos em Lisboa e Porto, metro, autocarros e elétrico rápido na capital.
O lançamento acontece num momento em que Portugal enfrenta metas ambiciosas de reciclagem: atingir 65% das embalagens colocadas no mercado em 2025 e 70% até 2030.
Recorde-se que a Sociedade Ponto Verde passou recentemente por um rebranding, dando origem à marca Ponto Verde, que pretende refletir movimento, simplicidade, modernidade e confiança, aproximando a entidade dos cidadãos e posicionando-a como uma organização mais inovadora e preparada para os desafios da sustentabilidade.