Oiça este artigo aqui:
A GS1 Portugal lança um novo serviço dedicado à eficiência energética, que não só permite identificar o prestador de serviço de energia elétrica mais custo-eficiente, como mapear a eficiência energética das instalações das empresas e promover a respetiva otimização.
Dividida em três módulos, a mais recente proposta da GS1 Portugal para apoio à comunidade empresarial prevê promover a eficiência energética, considerando a identificação e transição mensal para os prestadores de serviços de energia elétrica mais custo-eficientes, mapeando também a eficiência energética das instalações dos associados e procurando promover a respetiva otimização.
A aplicação do primeiro módulo (identificar o prestador de serviço de energia elétrica mais custo-eficiente) resulta de uma parceria com o Manie, uma startup especializada na monitorização e gestão de contratação de fornecedores de energia elétrica. Através de uma solução tecnológica, são avaliadas as características específicas de cada empresa e é assegurado, de forma automática, o acesso ao fornecedor mais económico e com melhor custo-eficiência em cada mês, tendo em conta as características específicas de consumo da empresa em questão. Este serviço, prestado mediante subscrição, reporta à empresa aderente, mensalmente, a poupança na fatura da energia elétrica decorrente da transição para um prestador de serviço mais económico.
Auditoria e certificação
O segundo módulo deste serviço resulta de uma auditoria e certificação energética, assente numa parceria entre a GS1 Portugal e a Solee, uma empresa portuguesa especializada em auditorias e certificações energéticas, com foco na melhoria da eficiência de habitações e negócios. Para emissão do certificado energético, é feita uma recolha de informação in loco e a simulação da dinâmica energética do edifício. Estes dados são, posteriormente, tratados e utilizados para o cálculo da classificação energética. Por último, é realizada uma análise de conformidade de requisitos legais, para que seja possível a emissão da certificação energética pela ADENE – Agência para a Energia, a entidade certificadora, e um relatório de recomendações.
O terceiro módulo, a última etapa deste serviço, corresponde à definição de um Plano de Otimização de Eficiência Energética, uma análise das oportunidades de eficiência energética e de tipologias de eficiência correlacionadas, para além das que têm a ver com os contornos físicos do edifício. Neste âmbito, serão considerados os Sistemas de Gestão de Energia (SGE), o desempenho dos equipamentos de iluminação, refrigeração e aquecimento, os revestimentos e isolamentos, a reutilização e reciclagem de água, mas também as características da frota e dos modelos de distribuição, os processos colaborativos, as parcerias, a relação com fornecedores, entre outros.
O Serviço de Eficiência Energética da GS1 Portugal é ativado por subscrição integrada dos três módulos que o compõem, ou parcelar de cada módulo individualmente.
Mais informações sobre o serviço disponíveis em https://gs1pt.org/eficienciaenergetica/.