Oiça este artigo aqui:
Os fabricantes chineses de smartphones, como a Huawei, a Xiaomi e a Oppo, são conhecidos por oferecer telemóveis de alta especificação a preços baixos, o que os torna especialmente atrativos nos mercados emergentes. No entanto, isso pode mudar nos próximos anos, com o preço médio dos smartphones chineses a registar um crescimento de dois dígitos.
De acordo com os dados apresentados pela Stocklytics.com, o preço médio dos smartphones chineses deverá registar um aumento de quase 40% até ao final de uma década, três vezes mais do que o crescimento dos preços no mercado global de smartphones.
Preço médio dos dispositivos chineses atingirá 380 dólares até 2029
Embora a Samsung e a Apple dominem o mercado dos smartphones, os seus rivais chineses Xiaomi, Oppo e Vivo fizeram progressos significativos ao longo dos anos, captando agora uma parte substancial das vendas globais de smartphones. Os três fornecedores de smartphones venderam coletivamente mais de 180 milhões de unidades no primeiro semestre de 2024, ou seja, mais 14% do que no mesmo período do ano passado.
Um dos principais motores do aumento das suas vendas é o preço acessível, que tem atraído milhões de utilizadores ao longo dos anos, tanto na China como a nível internacional. No entanto, de acordo com o inquérito Statista Market Insights, o seu preço vai aumentar numa percentagem significativa de dois dígitos nos próximos cinco anos.
As estatísticas mostram que o preço médio por unidade no mercado chinês de smartphones diminuiu 12% nos últimos seis anos, caindo de 310 dólares em 2018 para 270 dólares este ano. O mercado dos EUA viu exatamente o oposto, com o preço médio do smartphone a aumentar 13% para 430 dólares nesse período. Isso é quatro vezes mais do que o crescimento de preços de 3% no mercado global nos últimos seis anos.
No entanto, a Statista espera que a diferença de preços entre os mercados dos EUA e da China diminua nos próximos cinco anos. De acordo com a Statista, o preço médio por unidade no mercado chinês de smartphones aumentará 40% e atingirá 380 dólares até 2029. Além disso, isso significa que o mercado chinês registará um aumento de preço três vezes superior ao do mercado global e dez vezes superior ao do mercado dos EUA.
Já o preço médio dos smartphones no mercado global aumentará 13% e atingirá os 330 dólares nos próximos cinco anos. O mercado dos EUA segue-se com um aumento de preços de 4% e um preço médio por unidade de 450 dólares até 2029.
Vendas de smartphones
A crescente popularidade dos smartphones chineses em todo o mundo e um enorme salto de 40% no preço médio ajudarão as receitas das vendas chinesas a crescer muito mais rapidamente do que nos Estados Unidos. De acordo com o Statista, espera-se que a indústria chinesa de smartphones atinja 105,5 mil milhões de dólares em 2024. Este valor crescerá 30% e atingirá 137,4 mil milhões de dólares em 2029.
Por outro lado, prevê-se que o mercado dos EUA tenha um crescimento sete vezes menor, com a receita de vendas de smartphones a aumentar apenas 4% para 63,5 mil milhões de dólares neste período. Em comparação, prevê-se que as vendas globais de smartphones cresçam 20% e atinjam 562 mil milhões de dólares no final de uma década.
As estatísticas também mostram que a China irá gerar um quinto das vendas globais de smartphones até 2029, mais 2% do que este ano. Em contrapartida, a quota de mercado dos EUA diminuirá de 13% para 11% nos próximos cinco anos.