in

Grupo DIA e Alcampo chegam a acordo para venda de 235 supermercados

O Grupo DIA vai vender 235 supermercados à Alcampo, com o objetivo de reinvestir os fundos obtidos no seu novo modelo de loja e, assim, acelerar a consolidação do seu negócio em Espanha com base na estratégia de proximidade.

Os ativos em questão estão localizados nas comunidades autónomas de Madrid, Aragão, Astúrias, Castela e Leão, Galiza, Cantábria, Navarra e País Basco. O perímetro da operação está limitado a supermercados com um tamanho médio de cerca de 760 metros quadrados, que não se enquadram na estratégia atual do Grupo DIA, focada nas lojas de bairro.

A proximidade é o nosso farol e tem sido a nossa grande alavanca de sucesso. Está no nosso ADN, desde que a nossa primeira loja abriu em Madrid, em 1979. Estamos confiantes de que, ao concentrarmos os nossos esforços naquilo que sabemos fazer bem, poderemos continuar a avançar no cumprimento do nosso roteiro estratégico”, afirma o presidente executivo do Grupo DIA, Stephan DuCharme. “Desde maio de 2020 que cumprimos sistematicamente o nosso roteiro para conseguir uma mudança efetiva de rumo para a nossa empresa. Queremos ser aquela loja de bairro que proporciona ao cliente uma experiência de compra fácil e rápida, através da nossa proximidade em todo o território nacional, onde temos o maior número de supermercados do país a oferecer os melhores produtos de qualidade a um preço adequado”, conclui.

Por seu lado, Ricardo Álvarez, CEO da Dia Espanha, reforça o foco num único formato de proximidade e num modelo de loja unificado. Esta transação permite-nos avançar mais rapidamente com o objetivo de concluir a remodelação da nossa rede atual e acelerar o ritmo das aberturas de lojas, gerando oportunidades para todos os nossos colaboradores, franchisados e fornecedores, permitindo-nos estar ainda mais perto dos nossos clientes”.

 

Transmissão dos ativos

Estes pontos de venda serão integrados na rede Alcampo. Juntamente com os supermercados, no âmbito da operação, será também transferido o armazém que o Grupo DIA detém em Villanubla (Valladolid).

A transação está sujeita a aprovação pelas autoridades da concorrência e outros consentimentos que deverão ser obtidos nas próximas semanas. A transmissão da carteira começará logo que as aprovações sejam recebidas e será realizada por blocos de estabelecimentos agrupados em datas diferentes. Todas as emissões deverão estar concluídas até meados de 2023.

 

Reforço da presença

A Alcampo, com esta nova operação, avança no seu desenvolvimento e crescimento num mercado que, de acordo com Yves Claude, presidente e CEO da Auchan Retail, é estratégico para a insígnia. Complementando a nossa rede multiformato, com a ambição de acelerar o nosso crescimento em Espanha para liderar o comércio phygital alimentar e com isso ser a marca preferida dos espanhóis”.

Já Américo Ribeiro, CEO da Alcampo, declara que esta operação vai permitir avançar no compromisso com o bom, o saudável e o local, bem como levar a oferta de produtos exclusivos e responsáveis a um maior número de clientes. A localização destes estabelecimentos complementa a rede de lojas próprias e franchisadas, algo que, juntamente com as soluções digitais, reforça a resposta da Alcampo às necessidades dos nossos clientes em cada uma das suas áreas de vida”.

Continente Bom Dia Rua da Palma_Lisboa (11)

Continente recupera antiga Garagem Liz

Caves Transmontanas_Vértice

Symington entra no capital da Caves Transmontanas