in ,

Vinho do Porto entre as 100 indicações geográficas europeias que passam a estar protegidas na China

A União Europeia e a China concluíram as negociações para um acordo bilateral que vem proteger 100 indicações geográficas europeias na China e 100 indicações geográficas chinesas na União Europeia contra imitações e usurpação.

Espera-se que este acordo gere benefícios comerciais recíprocos e procura por produtos de elevada qualidade em ambos os mercados.

Na lista de indicações geográficas da União Europeia que deverão ser protegidas na China estão produtos como Cava, queijo Manchego, brandy de Jerez, Champagne, queijo Feta, Irish whiskey, cerveja Münchener, Ouzo, Polska Wódka, Porto e presunto de Parma. “Os produtos de indicação geográfica europeia são reconhecidos em todo o mundo pela sua qualidade. Os consumidores estão dispostos a pagar um preço mais elevado, confiando na origem e autenticidade destes produtos, enquanto recompensam ainda mais os produtores. Este acordo mostra o nosso compromisso de trabalhar estreitamente com os nossos parceiros comerciais globais como a China. É uma vitória para ambas as partes, fortalecendo a nossa relação comercial e beneficiando os nossos sectores agrícola e alimentar e os consumidores de ambos os lados”, indica Phil Hogan, comissário europeu com a pasta da agricultura e desenvolvimento rural.

A China é o segundo destino das exportações agroalimentares da União Europeia, chegando a 12.800 milhões de euros entre setembro de 2018 e agosto de 2019. É também o segundo destino das exportações de produtos protegidos como indicações geográficas.

Espera-se que o acordo entre em vigor antes do final de 2020. Quatro anos após a sua entrada em vigor, o seu alcance irá ser ampliado para cobrir 175 indicações geográficas adicionais de ambas as partes.

TouchPoint Consulting promove nova edição do abc da Gestão por Categorias

Leite Mimosa com embalagem que reduz pegada de carbono