in ,

99% dos portugueses acreditam que a pandemia de Covid-19 é uma ameaça real que o mundo está a enfrentar

Foto Shutterstock

A pandemia provocada pelo coronavírus tem condicionado, em muito, o-dia-a-dia, dos portugueses. Os resultados da mais recente sondagem do Barómetro COVID-19 da Marktest mostram que os portugueses não têm qualquer dúvida quanto ao facto da pandemia ser uma ameaça real que o mundo está a enfrentar.

19% dos portugueses conhecem alguém que já foi contaminado pela Covid-19. Este valor assume particular relevância junto da população residente na região do Grande Porto, onde atinge os 27%.

Quanto aos principais receios dos portugueses, no atual contexto, mantém-se inalterado o top3: ser contaminado, a falência do Serviço Nacional de Saúde e a falência da economia nacional. Na semana em que o estado de emergência foi decretado por mais 15 dias, verificou-se que o índice de receio em ser contaminado aumentou e é superior na população feminina face à masculina.

O confinamento que o estado de emergência exige leva, no entanto, a uma estabilização do índice de probabilidade de contaminação. Todavia, verifica-se, mais uma vez, que a população feminina considera como mais provável a contaminação do que a população masculina.

Publicidade

360hyper

360hyper.pt: o novo supermercado online

Sector alimentar é um dos mais vulneráveis ao risco