in ,

930 painéis solares fotovoltaicos vão permitir ao E. Leclerc poupar 42 mil euros por ano

A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia elétrica a partir do sol, fechou um projeto com o hipermercado E.Leclerc na Bobadela, no concelho de Loures, para instalação de unidade de produção em autoconsumo constituída por 930 painéis solares fotovoltaicos de 295 watts.

Este projeto visa a produção de energia elétrica a partir do sol que será integralmente consumida pelo hipermercado. Com 275 kW de potência, será possível produzir cerca de 378 mil kWh por ano, o que se traduz numa poupança anual de 42 mil euros. Também o ambiente sai beneficiado, com uma redução de cerca de 220 toneladas de CO2 por ano. Ao fim de 25 anos, mais de 5.500 toneladas de CO2 serão poupadas.

Segundo o responsável do hipermercado E.Leclerc na Bobadela, Orlando Pinão, “as superfícies comerciais, como a nossa, têm grandes consumos de energia, sobretudo pela utilização de equipamentos de frio, climatização e iluminação, pelo que estes sistemas de autoconsumo permitem uma poupança muito significativa na nossa fatura energética. Este modelo de produção de energia com painéis solares tem também a vantagem de produzir energia quando ela é mais cara, precisamente durante o dia, quando existe sol”.

Este tipo de investimentos é cada vez mais procurado por particulares, sector público e empresas dos mais diversos ramos de atividade, uma vez que o custo da energia tem vindo a aumentar ano após ano, não se prevendo que esta tendência se altere num futuro próximo. Com um nível de risco muito baixo, uma rentabilidade superior a 20% a 25% e um retorno ao fim de quatro a cinco anos, este é um investimento cada vez mais considerado.

Publicidade

Publicidade

MO apresenta nova loja online

Consumidores querem mais conteúdos relevantes por parte das marcas