Num mundo em constante evolução tecnológica, muitos são aqueles que anseiam pela nostalgia e pelas experiências que os videojogos mais clássicos proporcionam. Um estudo realizado pela Video Game History Foundation e pela Software Preservation Network revelou que apenas 13% da pegada destes jogos é de fácil acesso ao público atualmente.
Com a grande maioria dos jogos lançados antes de 2010 inatingíveis ao consumidor, a Wallapop vem “responder ao desafio e posiciona-se como uma solução prática que liga os jogadores a estes videojogos através de uma plataforma sustentável e acessível”. Em Portugal, a publicação de anúncios de produtos na categoria de jogos e consolas aumentou 148% desde o lançamento da plataforma naté ao final do ano (dezembro).
Estudo
Este estudo, conduzido por organizações dedicadas à preservação da história dos videojogos, lança luz sobre a dificuldade atual de aceder a videojogos clássicos, devido a fatores complexos, como direitos de autor, volatilidade de distribuição digital e obsolescência de plataformas, uma vez que cada versão dos jogos é concebida para as especificações técnicas únicas de cada consola.
Através de um catálogo diversificado, a Wallapop proporciona igualmente “uma viagem no tempo ao baú das consolas, desde as mais antigas às mais famosas, com opções para todos os gostos. Os utilizadores podem, assim, encontrar jogos e consolas antigas e raros a preços mais razoáveis, tornando a nostalgia acessível a todos”.
Segunda mão em crescimento
Ao comprar e vender videojogos reutilizados na plataforma, os utilizadores estão a contribuir para “uma abordagem mais ecológica e económica”, com o preço médio da categoria de Videojogos & Consolas a situar-se nos 43,93 euros, alinhando-se com os princípios de “consumo consciente e acessível” que a Wallapop apoia.
Dentro desta categoria, o top 3 dos jogos mais procurados nos últimos 12 meses foram o Fifa 23, Super Mario e Hogwarts Legacy e, no que respeita a consolas, Nintendo Switch, PS4 e Nintendo 3DS.
A possibilidade de comprar e vender artigos no mercado espanhol eleva o catálogo de produtos disponível e, graças à tecnologia de geolocalização da plataforma, os compradores e vendedores que estejam na mesma cidade podem optar pela entrega em mãos ou, para transações à distância, a Wallapop oferece um sistema de envio intermediado e gerenciado pelos seus parceiros de logística, os Envios Wallapop, com custos de entrega a partir de 2,40 euros.
Siga-nos no: