cozinhar
in

83% dos portugueses gosta de cozinhar e quase 50% cozinha em casa todos os dias

Segundo um estudo promovido pela Conforama, empresa de referência em mobiliário e decoração da casa, 48,6% dos inquiridos cozinha em casa todos os dias e 56,9% pede comida para casa cerca de uma vez por semana, em contraponto com 33,1% dos inquiridos que nunca pede comida para casa.

Já quando se fala de fazer refeições no exterior, 69,7% dos inquiridos refere sair uma vez por semana para fazer refeições fora de casa.

A cozinha tem um papel determinante na casa dos portugueses e é o espaço mais importante da casa, a seguir à sala de estar. Esta é a opinião de cerca de 27% dos inquiridos do estudo, que revelou também que cerca de 83% dos portugueses gosta de cozinhar e que o faz durante uma média de 95 minutos por dia.

46,5% dos inquiridos está totalmente satisfeitos com a sua cozinha e o estudo promovido pela Conforama mostra que os homens valorizam ter tudo à mão, enquanto as mulheres valorizam a capacidade de armazenamento.

Contudo, apesar do tempo que passam na cozinha, mais de 80% dos portugueses melhoraria alguns dos elementos da cozinha. 29% assumiu que mudava os móveis que tem na cozinha, cerca de 22% mudaria os azulejos e 21% faria uma redistribuição das gavetas e dos armários. Enquanto isso, 25% dos inquiridos assumiu mesmo o desejo de fazer uma renovação completa da cozinha. Nesta renovação, 70% prefere ser ajudado por um profissional e 80% prefere uma cozinha que seja mais personalizável ao seu espaço e com uma qualidade padrão.

 

Prioridades

Se tivessem a possibilidade de mudar por completo a cozinha, 59% das pessoas acredita que iria cozinhar mais. Nesse sentido, a prioridade passaria por ter um espaço de fácil limpeza (28,8%), ter mais espaço (18,7%) e maior capacidade de arrumação (17,7%).

Já no que diz respeito ao tipo de cozinha, 61,4% dos portugueses preferia ter uma cozinha independente, enquanto, em termos de formato, a cozinha com ilha é a preferida por 45,8% dos inquiridos.

O segmento dos inquiridos mais jovens gostaria de ter uma cozinha com uma ilha e uma área de refeições. Os inquiridos mais velhos preferem uma cozinha que possa ser personalizada dentro do seu espaço e os lares com crianças gastariam para ter a tecnologia mais recente.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Oroweat

Oroweat lança nova campanha de comunicação “Deixa-te levar pelo sabor” 

Lidl

Lidl evita o desperdício de 7 milhões de produtos alimentares em 2 anos