Este ano, 71% dos consumidores planeia aproveitar os preços reduzidos do dia 24 de novembro, a dita Black Friday.
Estes são os dados de um estudo realizado pela Adsmovil em colaboração com a Digital Turbine, para avaliar as expectativas e os comportamentos dos consumidores para esta época de descontos.
Para os entrevistados, as categorias mais atraentes dividem-se entre vestuário (61%), eletrónica (55%) e cosmética (52%), com decoração e utensílios para a casa (46%) e joalharia (39%) a completarem o top 5.
No que se refere ao formato de compra, os públicos desejam uma experiência contínua, facilitada e fluída, pelo que 84% das pessoas admite ter preferência por fazer as compras online através do seu telemóvel, com 51% a revelar fazer a compra diretamente nas aplicações.
Posicionamento estratégico da publicidade para a Black Friday
Num contexto cada vez mais competitivo, o posicionamento dos anúncios deverá ser crescentemente estratégico, com o estudo a relevar que as campanhas de publicidade nas redes sociais já não são suficientes para atrair as audiências nesta época festiva. Segundo foi apurado, os consumidores gastam mais tempo em mobile gaming (28%) do que nas principais aplicações sociais, como o TikTok (19%) e o Instagram (16%).
Estes dados ganham maior relevância perante o facto de 60% dos inquiridos revelar que compra maioritariamente produtos após ser impactado por anúncios, com 42% a indicar que o seu primeiro contacto com os descontos da Black Friday costuma ocorrer através de anúncios nas aplicações móveis.
Acompanhar a jornada do cliente em pontos de contacto estratégicos revela-se cada vez mais uma estratégia imperativa para as marcas, comprovado pelo elevado número de consumidores (68%) a admitir que os anúncios nos dispositivos móveis influenciam as suas decisões de compra.