in

70% das lojas online europeias esperam descida dos lucros

Foto Shutterstock

Para 70% das lojas online europeias, a pandemia por Covid-19 e consequente diminuição das vendas deverá conduzir a uma descida dos  lucros.

De acordo com a E-commerce Europe, quase todas as lojas online se ressentem dos efeitos da crise pandémica, mesmo se estes variem consoante os sectores. Um forte aumento das vendas foi notado, por exemplo, nos sectores da saúde, eletrónica e alimentar, mas os transportes, o turismo e os eventos estão a sentir um impacto bem negativo.

A pesquisa da E-commerce Europe indica que as principais dificuldades encontradas pelos operadores de comércio eletrónico são os atrasos nas entregas, confirme indicado por 60% dos inquiridos. De seguida, são apontados os atrasos e as interrupções nas recolhas (55%) e a queda das encomendas (50%),  não obstante 35% das lojas online inquiridas terem sentido, precisamente, o efeito inverso.

Os atrasos na planificação da gama de produtos, face às restrições nas viagens, a ausência crescente de colaboradores e a falta de capacidade de transporte são também dificuldades mencionadas.

Os retalhistas online temem um abaixamento das vendas nos próximos meses (65%), mas também o encerramento parcial ou total das suas empresas durante os períodos de quarentena (65%). A maioria antecipa problemas de financeiros e dificuldades de aprovisionamento.

Publicidade

Whirlpool Portugal com nova organização

Kaufland e Edeka compram lojas Real