in

64% das empresas do Reino Unido espera uma deterioração do risco de insolvência

53% usa o crédito comercial como principal fonte de financiamento

Insolvências
Foto Shutterstock

Oiça este artigo aqui:

Quase metade das empresas britânicas espera que o comportamento de pagamento B2B dos seus clientes se deteriore nos próximos 12 meses, num contexto de graves problemas de liquidez, de acordo com o Barómetro de Práticas de Pagamento 2024, elaborado pela Crédito y Caución.

64% das empresas do Reino Unido prevê um aumento do risco de insolvência. Uma das razões para esta tendência ascendente é o estímulo orçamental ligado à pandemia, empréstimos que aumentaram os custos das empresas.

A utilização do crédito comercial em estratégias B2B desempenha um papel muito importante no Reino Unido. Quase dois terços das vendas é feito a crédito, o que destaca a sua importância na manutenção de uma vantagem competitiva. 53% das empresas de todos os sectores usa o crédito comercial como principal fonte de financiamento para resolver problemas de tesouraria e o impacto do risco de crédito da sua carteira de clientes. Neste contexto, os atrasos de pagamento afetam 40% das vendas a crédito e os não pagamentos representam mais 7%, principalmente devido a problemas de liquidez dos clientes.

 

Estratégia de gestão de risco

A estratégia de gestão de risco é especialmente importante para o sector da construção, face à queda da procura residencial. Metade das empresas de todos os sectores não registou alterações significativas no seu período médio de cobrança, embora 13% tenha visto a sua eficiência de cobrança de dívidas deteriorar-se, especialmente no sector da construção.

A evolução da economia nacional é a principal preocupação das empresas britânicas, num contexto monetário restritivo que limita o acesso ao financiamento e dificulta o investimento. Numa economia em que o sector dos serviços desempenha um papel fundamental, há uma preocupação crescente com o aumento dos custos que fará subir a inflação. As incertezas geopolíticas são outro motivo de preocupação para as empresas do Reino Unido no curto prazo, uma vez que podem desestabilizar ainda mais os custos e perturbar os prazos de entrega, exacerbando as pressões inflacionistas.

A longo prazo, o principal desafio identificado pelas empresas de todos os sectores é o impacto de regulamentações ambientais mais rigorosas e as suas repercussões no funcionamento das empresas.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Burger King King Nuggets

Burger King apresenta os novos King Nuggets

Grupo Oetker vendas

Oetker Group regista um crescimento das vendas de 6,3 % em 2023