in

60% dos turistas britânicos interessados em fazer mais compras em Portugal ao poderem beneficiar do reembolso do IVA

Foto Shutterstock

Com a saída do Reino Unido da União Europeia, concluída a 1 de janeiro, os residentes britânicos podem agora solicitar o reembolso do IVA nas compras que fizerem em Portugal, o que, segundo um estudo da Global Blue, representa uma oportunidade importante para os comerciantes nacionais.

Considerando que os produtos, em Portugal, já são, em média, 5% a 10% mais baratos do que no Reino Unido, a vantagem adicional oferecida pelo Tax Free Shopping vai constituir um atrativo importante para os turistas britânicos, cujo poder de compra permite antecipar um aumento de vendas em loja até 20%.

 

Turismo de compras

O Reino Unido é um dos principais mercados emissores de turismo para Portugal, com mais de 2,1 milhões de hóspedes britânicos registados em 2019. No mesmo ano, as compras feitas em lojas em Portugal por estes turistas atingiram os 79 milhões de euros, nos sectores de moda, acessórios e retalho não especializado.

De acordo com a pesquisa feita pela da Global Blue, 9% dos turistas britânicos considera Portugal o destino mais popular em 2021, mais cinco pontos do que 2019, e mostra uma forte vontade de fazer compras no exterior, com 60% a afirmar mesmo que irá gastar mais em loja se puder ser reembolsado do IVA.

Os turistas britânicos residentes em Inglaterra, Escócia e País de Gales são classificados como cidadãos residentes fora da UE e estarão, por isso, sujeitos aos mesmos critérios de elegibilidade que qualquer outra nacionalidade extracomunitária. “A recente elegibilidade dos turistas britânicos para compras Tax Free e a tão esperada reabertura das fronteiras e ligações aéreas são uma excelente notícia para os sectores do turismo de compras e do comércio em Portugal. O Tax Free Shopping é um verdadeiro incentivo para os turistas britânicos poderem fazer mais compras em Portugal. Com 2,1 milhões de visitantes britânicos, em Portugal, em 2019 e o país no ranking dos destinos mais populares em 2021, o Reino Unido deverá tornar-se rapidamente numa das mais importantes nacionalidades no turismo de compras em Portugal. É, portanto, imperativo que as diversas entidades oficiais do turismo incorporem este elemento na comunicação do destino aumentando, dessa forma, a sua competitividade e atratividade“, afirma Renato Lira Leite, Managing Director da Global Blue.

Urban Foods lança snack de banana da Madeira com a crocância de batatas fritas

Esporão

Esporão lança a colheita 2018 do Esporão Reserva Tinto