in

56,7% das marcas de franchising querem expandir preferencialmente para o Porto

Numa altura em que o consumo privado continua a crescer na região Norte, com acelerações do crescimento do crédito ao consumo e dos levantamentos Multibanco no primeiro trimestre do ano, mais 4,3% com cartões nacionais face ao mesmo período do ano passado, e o turismo a atingir recordes – o número de dormidas aumentou 12,4% em relação ao primeiro trimestre de 2017 –, o Porto continua a ser o distrito do país que os empreendedores e empresários de franchising consideram prioritário para a expansão das suas redes.

A Invicta foi apontada como destino preferencial por 56,7% dos conceitos participantes no 23.º Censo do Franchising. No contexto que evidencia a importância da região para o sector, o Porto Franchise realiza-se no dia 20 de setembro, na Alfândega do Porto, com a presença de mais de 20 sectores de atividade. Aliás, a região Norte é a que, em Portugal Continental, os empresários reconhecem maior potencialidade, reunindo Braga 50,5% das preferências, seguindo-se Vila Real com 46,2%, Viana do Castelo com 42,9% e Bragança com 39%.

O encontro, que contará com oito horas de interação entre empresários e empreendedores, uma área alargada de exposição de conceitos de franchising e conferências com marcas e especialistas, acontece poucos meses após a divulgação das conclusões do 23.º Censo do Franchising, que, à semelhança do Porto Franchise, é também da responsabilidade do Grupo IFE by Abilways.

Segundo o documento, em 2017, o sector do franchising registou um crescimento nos principais indicadores de atividade, nomeadamente no volume de negócios, que foi 324 milhões de euros superior ao do ano anterior. Com 610 marcas a operar em Portugal – 40 das quais estrearam-se no ano passado –, o sector representa 2,84% do PIB nacional.

Avon junta-se à C&A para angariar novos revendedores

5 tendências de consumo de cerveja artesanal