in

53% dos portugueses gastam menos de 100 euros por ano em vestuário e calçado para desporto

De acordo com o Observador Cetelem Exercício e Alimentação Saudável, entre os portugueses que dizem praticar alguma atividade física, a maioria (53%) gasta menos de 100 euros anuais em vestuário e calçado destinados ao desporto.

Em média, estes gastos mensais rondam os 146 euros. Por outro lado, fruto de uma menor propensão para a atividade física em casa e a tendência a procurar os ginásios para o efeito, 87% dos inquiridos não investe em grandes equipamentos.

32% dos portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem referem praticar desporto. Entre estes, 53% aponta para gastos anuais abaixo de 100 euros em bens essenciais para a prática de exercício físico, como vestuário ou calçado. Um terço dos inquiridos (32%) gasta anualmente entre 100 e 249 euros e apenas 3% considera suportar valores mínimos de 250 euros ao ano. 85% tem despesas com vestuário e calçado inferiores a 249 euros. Em média, os portugueses gastam 146 euros, o que representa um custo mensal de cerca de 12 euros.

A esmagadora maioria (87%) não investe em grandes equipamentos, como por exemplo passadeiras, bicicletas, entre outros. Um número que se poderá justificar com o facto de apenas 1% afirmar praticar exercício físico em casa. Por outro lado, 44% dos que praticam desporto ao ar livre fazem-no sem investir em equipamentos, como bicicletas. Entre os 13% que assume comprar equipamentos para a prática de desporto, o gasto médio é de 256 euros.

Refira-se que 60% dos portugueses praticantes de exercício física fá-lo em ginásios, pagando uma mensalidade média de cerca de 32,50 euros, sendo que cerca de três quartos destes (73% dos inquiridos que frequentam ginásios) afirmam gastar entre um e 40 euros. Destaque ainda para os 17% de respostas que apontam para o pagamento de uma mensalidade entre os 41 euros e 60 euros.

Relativamente a gastos com seguros, o valor médio é de 80,5 euros. 84% paga até 75 euros anuais nesta prestação, enquanto 14% aponta para uma despesa que medeia entre os 76 euros e 150 euros.

Garmin apresenta novo equipamento de comunicação via satélite

Portugal recebe evento internacional da GS1