in

53% dos consumidores procuram o selo PEFC nos produtos que compram

52% dos consumidores confiam no selo PEFC e 53% procuram esta etiqueta nos produtos que compram, que garante que os produtos fabricados com matérias-primas florestais, como madeira, papel, cartão ou cortiça, provêm de florestas saudáveis administradas de forma sustentável.

Assim o demonstra a última pesquisa global realizada pelo PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification), a associação que promove a gestão sustentável da floresta e o sistema de certificação florestal mais estabelecido no mundo.

7% disse que procura sempre produtos com um selo de certificação florestal, 19% fá-lo muitas vezes, em comparação com 27% que reconhece fazê-lo às vezes. Do mesmo modo, 23% dos consumidores responderam que quase nunca fazem essa pesquisa e 24% revela que nunca a faz.

Os consumidores mostram maior confiança nos produtos que possuem rótulos que certificam aspetos ambientais, sustentáveis e/ou éticos, acima de outros como o país de origem, marca, recomendação de familiares ou imprensa, TV, etc.

Os tipos de produtos de origem florestal que os entrevistados preferem que tenham a certificação PEFC são o papel e produtos de higiene, material de escritório, móveis, revistas e livros. Além disso, 68% acredita que as empresas podem demonstrar práticas responsáveis através do selo de certificação PEFC.

Os consumidores concordam que a certificação florestal desempenha um papel fundamental na proteção das florestas. Assim, a pesquisa mostra que mais de dois terços dos consumidores em todo o mundo acreditam que os selos de certificação florestal são importantes para promover a gestão sustentável das florestas.

Em todo o mundo, existem 304 milhões de hectares administrados de forma sustentável por 750 mil proprietários e que contam com o certificado PEFC.19.800 empresas em todo o mundo oferecem produtos com certificação PEFC. Cada vez mais marcas e empresas estão a apostar em produtos florestais certificados com este selo, para garantir uma cadeia de abastecimento segura e consciencializar os consumidores do seu compromisso com a sustentabilidade das florestas.

Espirituosas: Indústria de Impacto Acrescentado

Comércio não deve ser usado como uma arma, diz Jack Ma