in

5.ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional com inscrições abertas

Decorrem até ao próximo dia 17 de junho as candidaturas da quinta edição do Prémio Intermarché Produção Nacional (PIPN).

Os candidatos podem inscrever os seus produtos em uma das quatro categorias: Produção Primária, Produtos Transformados, Inovação e Ideias com Potencial.

Aos vencedores, o Intermarché assegura o escoamento dos seus produtos durante um ano, podendo ser vendidos localmente ou a nível nacional.

As candidaturas serão avaliadas por um júri que atribuirá dois prémios à Produção Primária, outros dois aos Produtos Transformados e um por cada uma das restantes duas categorias. O júri poderá ainda atribuir até um máximo de duas menções honrosas. O anúncio dos vencedores está marcado para 26 de setembro. Constituem o júri, para além do Intermarché, representantes dos parceiros envolvidos nesta iniciativa: a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV), o Instituto Superior de Agronomia (ISA), a Impresa e a Quercus. Todo o processo de análise de candidaturas e de decisão de vencedores é auditado pela EY, parceiro auditor.

A nível institucional, o Prémio Intermarché Produção Nacional conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Ambiente, do Ministério da Economia e do Ministério do Mar.

O Prémio Intermarché Produção Nacional é um projeto que promove e premeia os produtores e a produção nacional, reconhece a importância da sustentabilidade e inovação na produção portuguesa e impulsiona o reconhecimento da produção nacional de qualidade. Podem candidatar-se ao Prémio Intermarché Produção Nacional todos os produtores nacionais, em nome individual ou coletivo, cujos projetos sejam implementados em Portugal e que se enquadrem numa ou mais categorias de seleção contempladas.

No site www.premiointermarche.pt pode ser consultado o regulamento e formalizada a candidatura.

O Prémio Intermarché Produção Nacional está integrado no Programa de Incentivo à Produção Nacional, publicamente conhecido por Programa Origens. Inicialmente designado aquando da sua criação, em 1999, por Programa AGRO, trata-se do mais antigo programa de aposta na sustentabilidade e desenvolvimento económico do país promovido por uma cadeia de distribuição alimentar. As áreas de produção envolvidas no Programa Origens são as frutas, legumes, carne, peixe, queijo e charcutaria, com a sua produção anual global superior a 50 mil toneladas, de que resulta uma oferta de mais de 200 referências. Presentemente, o Programa Origens envolve 170 produtores de todo o país, englobando uma área superior a 18 mil hectares. No total, já envolveu mais de um milhão de euros de incentivos à produção nacional e cerca de 500 postos de trabalho permanentes.

Publicidade

Publicidade

Nacional lança novas papas de aveia prontas em 3 minutos

Coca-Cola European Partners mantém previsões para 2018