in

43% dos encarregados de educação mostram preferência pelo regresso às aulas presencial

Foto Shutterstock

Com as aulas prestes a começar e com mudanças nos períodos de férias, metade dos encarregados de educação estão satisfeitos com o calendário escolar do novo ano letivo. Ainda que o desenvolvimento da crise sanitária seja desconhecido e o novo ano tenha desafios acrescidos, 43% dos encarregados concordam que o regresso às aulas, marcado para o início de setembro, deve ser feito de forma presencial.

Já 28% preferia um sistema misto, com aulas presenciais e à distância. Os restantes defendem um formato não presencial, através de aulas online e com recurso à telescola (27% para cada).

Numa análise mais detalhada, os inquiridos com alunos a seu cargo no pré-escolar são os que mais defendem o regresso totalmente presencial (64%). Esta é também a principal opção dos restantes encarregados. O ensino secundário (70%) e o ensino superior (64%) são, no entanto, os que geram maior concordância entre todos os inquiridos para a retoma de aulas presenciais.

Um sistema misto tem mais peso para o ensino superior (41%). Já no 1.º ciclo os encarregados de educação colocam na segunda posição a preferência pela continuação da telescola (34%). As aulas presenciais geram também maior concordância entre a maioria dos encarregados com alunos no ensino privado.

Novas condições nas escolas

O novo ano letivo representa também alterações na lista de condições nas escolas. 42% considera que estão reunidas as condições necessárias para o regresso às aulas presenciais, enquanto 35% tem a opinião contrária. 89% dos encarregados concordam que são precisas turmas mais pequenas.

65% dos portugueses inquiridos reforçam ainda serem essenciais a necessidade de equipamentos de proteção individual (como álcool gel e máscaras), a utilização de espaços alternativos maiores (61%) e horários desfasados entre turmas (41%).

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Metro Olaf Koch

Olaf Koch vai deixar de ser CEO da Metro

Barkyn André João

CEO da Barkyn recebe prémio de Most Innovative Pet Care Business Leader da Europa