in

37,6% já faz compras diretamente através das redes sociais

Foto Bloomicon/Shutterstock.com

É cada vez maior o número de portugueses que assume o hábito de fazer compras online diretamente nas redes sociais. Segundo os dados da última edição do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest, são já 37,6% os utilizadores de redes sociais que afirmam ter comprado algum produto através destas plataformas digitais.

Este é um hábito que tem apresentado uma tendência de crescimento consistente, nos últimos anos, em Portugal. Em relação aos dados de 2019, por exemplo, o universo de utilizadores de redes sociais que faz compras diretamente através destas plataformas cresceu 7,8 pontos percentuais. Em 2020, o número de inquiridos que dizia ter comprado nestas plataformas situava-se nos 33,2%, menos 4,4 pontos percentuais do que o registado na edição deste ano do estudo da Marktest.

Numa comparação mais alargada, olhando para os dados de 2013, o primeiro ano em que a Marktest avaliou este indicador no estudo, constata-se que o universo de utilizadores que compra através destas plataformas digitais é hoje 2,6 vezes superior.

Entre os utilizadores de redes sociais que assumem já ter feito compras nessas plataformas, a maioria (59,7%) refere tê-las feito no Facebook. Uma larga fatia dos portugueses que compra através destas plataformas (72,9%) mostra-se satisfeita com a sua última experiência de compra.

 

Categorias

Quanto ao tipo de produtos mais comprados pelos portugueses, as categorias de roupa, calçado e artigos para o lar são as mais referidas na última compra efetuada por utilizadores de redes sociais através destas plataformas.

Entre os inquiridos que revelam não ter ainda realizado compras através de redes sociais, as razões mais invocadas para esse comportamento são a preferência por comprar em lojas ou noutros sites (25,3%) ou a falta de confiança na concretização de compras nas redes digitais (21,8%).

No que respeita à presença de publicidade nas redes sociais, 77,9% dos utilizadores destas plataformas recorda ter visto anúncios enquanto navega nos seus murais. Questionados sobre marcas concretas que tenham visto, a Nike foi a mais referida de forma espontânea pelos que disseram recordar ver publicidade em redes sociais. Seguiram-se Continente, Shein, Worten e McDonald’s.

Publicidade

Blanky

Cobertores pesados Blanky chegam às lojas da ColchaoNet

Diogo Sepúlveda

Diogo Sepúlveda é o novo Head of Winemaking Mateus, Verdes, Dão e Lisboa da Sogrape