centros comerciais

362 metros quadrados de área de centros comerciais por mil habitantes

Uma análise dos dados recolhidos pela Marktest permite verificar que os centros comerciais disponíveis no país oferecem uma área bruta de cerca de 362 metros quadrados por mil habitantes.

De acordo com os dados disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index e na aplicação web Municípios Online, recolhidos pela Marktest junto dos principais operadores deste mercado, até maio, existiam em Portugal 185 centros comerciais, localizados em 63 concelhos do país. Este número representa uma taxa de cobertura de 1,8 estabelecimentos por 100 mil habitantes.

O concelho do Porto é aquele onde um maior número de centros comerciais se concentra, com 16 estabelecimentos. É seguido por Lisboa com 15, Coimbra com 12, Braga com oito e Aveiro com sete. No total, estes centros comerciais têm uma área bruta superior a 3,7 milhões de metros quadrados.

Concelhos que possuem pelo menos uma destas unidades comerciais

Lisboa com maior área comercial

Lisboa é o concelho com maior área comercial destes estabelecimentos, concentrando 8,9% do total. É seguida por Coimbra, Braga, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Em conjunto, estes cinco concelhos concentram 28,4% da área total.

É, contudo, no concelho de Alcochete, que se encontra a maior proporção de área bruta por mil habitantes, com 2.271 metros quadrados por mil habitantes, um valor seis vezes acima da média nacional. Em Albufeira, a média é de 1.573 metros quadrados por mil habitantes, no Montijo 1.453 metros quadrados, em Coimbra 1.431 metros quadrados e em Loulé 1.345 metros quadrados.

Densidade comercial por mil habitantes
retalho

Gastos em bens de grande consumo com a maior subida do ano

Cibercrime

Mais de metade dos fabricantes espera aumento dos ciberataques nos próximos 12 meses